Meteorologia

  • 19 OUTUBRO 2021
Tempo
23º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

Ministro francês critica restrições de Trump a viagens de europeus

O ministro das Finanças de França, Bruno Le Maire, lamentou hoje a decisão do Presidente norte-americano, Donald Trump, de encerrar as fronteiras aos viajantes da Europa para combater o novo coronavírus, qualificando a atitude de "aberração sanitária".

Ministro francês critica restrições de Trump a viagens de europeus
Notícias ao Minuto

09:27 - 13/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

uma aberração sanitária e é uma pena, porque uma aberração sanitária causa aberrações políticas e causa caos económico", afirmou nos canais BFM e RMC, acrescentando que expressará a sua posição ao seu homólogo norte-americano, Steven Mnuchin, durante uma reunião por telefone ainda hoje.

O ministro francês também indicou que as medidas anunciadas por Paris para lidar com a crise económica causada pelo novo coronavírus (Covid-19) "custarão dezenas de milhões de euros".

Faremos o que for necessário e ainda mais", disse Le Maire.

Na noite de quinta-feira, o Presidente francês, Emmanuel Macron, havia garantido que o Estado cobrirá "toda a remuneração dos funcionários" que vão ficar em casa.

Muitos trabalhadores franceses estão a preparar-se para que na segunda-feira fiquem com os seus filhos em casa, já que todo o sistema escolar, do jardim de infância à universidade, e as creches fecharão pelo menos duas semanas.

Na quinta-feira, Emmanuel Macron também pediu às pessoas com mais de 70 anos e aos mais vulneráveis que ficassem em casa.

O Presidente francês também pediu a toda a população que limite os seus deslocamentos ao mínimo.

Com quase 3.000 casos e 61 mortes, de acordo com um último balanço publicado na noite de quinta-feira, a França é um dos principais centros de infeção do mundo.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório