Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Governo britânico critica decisão de Trump de proibir entrada de europeus

O ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak, criticou hoje a decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, de suspender a entrada de europeus nos EUA para combater a propagação do novo coronavírus Covid-19, tomada na quinta-feira, questionado a eficácia desta medida.

Governo britânico critica decisão de Trump de proibir entrada de europeus
Notícias ao Minuto

13:20 - 12/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

"Não consideramos que seja a coisa correta a fazer. Com base nos conselhos que recebemos, não há evidências de que intervenções como proibições de viagens tenham um efeito material", disse, em declarações à BBC.

A proibição de entrada nos Estados Unidos, que vai entrar em vigor na sexta-feira à meia-noite, horário de Washington (04:00 GMT de sábado), não vai afetar o Reino Unido.

A medida aplica-se a qualquer pessoa que tenha estado no espaço Schengen nos 14 dias anteriores à chegada prevista nos EA, com exceção de americanos e residentes permanentes.

O Reino Unido registou até agora 456 casos de Covid-19, das quais seis pessoas morreram, estando o primeiro-ministro, Boris Johnson, a conduzir uma reunião de emergência de ministros e especialistas de saúde para avaliar a tomada de medidas adicionais de combate ao surto.

Os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu divulgaram uma declaração conjunta na qual frisam que a UE desaprova a "tomada de decisão unilateralmente e sem consultas" dos EUA.

O Reino Unido formalizou a saída da União Europeia (UE) a 31 de janeiro, mas mesmo quando era membro não fazia parte do espaço Schengen.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório