Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Covid 19: Primeiro caso de contaminação detetado no Quénia

O primeiro caso de coronavírus no Quénia foi diagnosticado numa estudante que regressou ao país depois de uma estadia nos Estados Unidos e Londres, disse hoje o ministro da Saúde, Mutahi Kagwe.

Covid 19: Primeiro caso de contaminação detetado no Quénia
Notícias ao Minuto

09:31 - 13/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"Quero informar que o Ministério da Saúde confirma o primeiro caso de coronavírus no Quénia", disse Kagwe em conferência de imprensa.

Trata-se do primeiro caso detetado no país.

"Este caso diz respeito a uma cidadã queniana que regressou a Nairobi depois de ter regressado de uma viagem aos Estados Unidos e Londres, no passado dia 05 de março", acrescentou o ministro.

O estado de saúde da estudante "é estável", sublinhou Mutahi Kagwe.

"Garantimos que o governo venha a utilizar todos os recursos à disposição para combater o vírus", disse.

De acordo com a France Presse, no continente africano registam-se cinco mortos e 162 casos de contaminação, incluindo a estudante queniana.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou na quinta-feira o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (19), ao passar de 59 para 78, dos quais 69 estão internados.

A região Norte continua a ser a que regista o maior número de casos confirmados (44), seguida da Grande Lisboa (23) e das regiões Centro e do Algarve, ambas com cinco casos confirmados da doença.

As escolas de todos os graus de ensino vão suspender todas as atividades letivas presenciais a partir de segunda-feira, devido ao surto Covid-19, anunciou quinta-feira o primeiro-ministro, António Costa, numa declaração ao país.

O governo decidiu também declarar o estado de alerta em todo o país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório