Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Caso suspeito nos Açores deu negativo

Já foram reportados casos de coronavírus em 49 países pelo mundo. Em Portugal, os casos já avaliados deram negativo.

AO MINUTO: Caso suspeito nos Açores deu negativo
Notícias ao Minuto

15:06 - 28/02/20 por Sara Gouveia e Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O Covid-19 continua a espalhar-se à volta do mundo. Já foram confirmados casos em mais de 10 países europeus, pertencendo as últimas confirmações à Irlanda do Norte, Países Baixos e Bielorrúsia.

No mais recente briefing, ao final da tarde de hoje, da Direção-Geral da Saúde (DGS) informou que foram sete os novos casos suspeitos do novo coronavírus registados nas últimas 24 horas em Portugal. O nosso país não registava, até às 18 horas, casos confirmados de infeção por Covid-19. 

Até agora foram registados em Portugal um total de 59 casos suspeitos. Destes, 57 "tiveram resultado negativo após testes laboratoriais". Aguarda-se ainda os resultados dos restantes dois.

Ontem soube-se que há ainda um segundo português hospitalizado no Japão que, segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros, se encontra hospitalizado por "por indícios relacionados" com o Covid-19. Tal como Adriano Maranhão (o único português que, oficialmente, contraiu o novo coronavírus), é tripulante do navio Diamond Princess que está atracado no Japão.

Em termos globais, há registo de casos de coronavírus em quase 60 países pelo mundo. Ao todo, cerca de 83 mil pessoas foram infetadas - mais de duas mil em 24 horas e há o total de vítimas mortais já ultrapassou os 2.800.

Acompanhe aqui ao MINUTO os desenvolvimentos sobre o coronavírus:

23h54 - As autoridades japonesas estão a pedir à população para não continuar a acumular papel higiénico, argumentando que o fornecimento deste produto não está em causa, adianta a NHK. Este pedido surge na sequência de rumores de que o stock de papel higiénico no Japão poderia estar perto de entrar em ruptura. 

23h51 - Numa entrevista ao jornal Expresso, a diretora-geral da Saúde Graça Freitas afirmou que é uma questão de tempo até serem detetados os primeiros casos do novo coronavírus em Portugal e acrescentou que a DGS prevê "21 mil casos de coronavírus em Portugal na semana mais crítica".

Graça Freitas referiu ainda que, na pior das hipóteses, um milhão de portugueses poderá ser infetado pelo surto de Covid-19. 

23h23 - A Direção-Geral de Saúde (DGS) divulgou um vídeo no qual refere como as pessoas devem prevenir-se e proteger-se do Covid-19. Nas imagens é explicado que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não aconselha, para já, o uso de máscaras. 

21h59 - As análises ao primeiro caso suspeito por infeção do novo coronavírus nos Açores deram negativo, segundo informou esta sexta-feira a Autoridade Regional de Saúde.

21h03 - Uma das obras de arte mais famosas de Vincent Van Gogh está em quarentena no Japão. 'Sunflowers' foi enviada pela National Gallery, de Londres, para um museu de Tóquio, mas face ao surto de coronavírus no Japão, o Ministério da Cultura nipónico ordenou que os museus fossem encerrados durante duas semanas. 

20h58 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu esta sexta-feira recomendações para eventos públicos e de massas. A autoridade sugere a quem tiver viajado para áreas particularmente afetadas ou tenha tido contacto com doentes para abster-se de participar neste tipo de eventos

20h31 - A Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) está pronta para intervir devido às consequências financeiras que poderão advir da epidemia do Covid-19. No entanto, Jerome Powell, o presidente da Fed, destacou que "os fundamentos da economia norte-americana permanecem sólidos"

20h22 - A organização da Feira Internacional de Turismo de Berlim anunciou a suspensão do evento, considerado o maior do mundo, "devido à crescente expansão" do novo coronavírus. O evento deveria realizar-se entre 4 e 8 de março

20h19 - Marta Temido, a ministra da Saúde, realçou que a "Administração Pública não vai usar máscaras no atendimento ao público". A responsável salientou ainda que o "plano de contingência já está a ser executado".

20h01 - O presidente da FIFA, Gianni Infantino, não descarta a possibilidade de que algumas partidas de seleções se venham a jogar à porta fechada ou sejam mesmo adiadas. "Não excluiria nada neste momento. Espero que nunca tenhamos que caminhar nessa direção. Penso que será, ainda assim, difícil operar uma suspensão global, porque a situação é diferente em cada país", frisou. 

19h57 - Alguns imigrantes chineses em Portugal estão voluntariamente em isolamento, depois de terem regressado da China, sublinhou o embaixador chinês em Lisboa, Cai Run. "É uma demonstração de um alto sentido de responsabilidade perante a própria saúde, mas também para com a segurança da saúde pública em Portugal", elogiou o diplomata. 

Sem números precisos, Cai Run adiantou que são entre 30 e 50 os cidadãos chineses a viver em Portugal que se submeteram ao isolamento profilático nas suas residências. 

19h54 - António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), instou hoje a comunidade internacional a evitar o alarmismo em relação à epidemia do Covid-19, considerando, no entanto, que os países devem estar preparados para conter o surto. "Este não é o momento para pânico, é o momento para estarmos preparados, totalmente preparados", afirmou Guterres. 

19h30 - No boletim informativo diário, publicado pela Direção Geral de Saúde (DGS), pode ler-se que foram registados "até agora 59 casos suspeitos, 57 dos quais tiveram resultado negativo após testes laboratoriais". Apenas dois ainda aguardam os resultados das análises.

A DGS esclarece que destes 59 casos suspeitos, "sete (...) foram registados nas últimas 24 horas".

19h23 - A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) está a acompanhar com atenção a evolução do novo surto Covid-19, mantendo um "contacto regular" com as autoridades de saúde, do turismo e dos seus associados. A preocupação "é garantir a segurança dos profissionais e turistas"

19h02 -  A administração do SISAB, o salão de alimentação e bebidas, que vai decorrer em Lisboa no ínício de março, cancelou a vinda de participantes da China e do norte da Itália para que não exista "o mínimo risco" de contágio com o novo coronavírus

18h57 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que já morreram 2.861 pessoas no mundo inteiro e infetou 83.694 pessoas. A epidemia atingiu 53 países em cinco continentes diferentes. 

18h49 - As autoridades islandesas confirmaram esta sexta-feira o primeiro caso de Covid-19 no país. O paciente é um homem que regressou de Itália, mas que não esteve em zonas de risco. "Não está gravemente doente, mas tem sintomas típicos da doença", anunciou o departamento de Proteção Civil da Islândia

17h36 - Pelo menos 210 pessoas terão morrido devido ao surto do novo coronavírus no Irão, adianta a BBC, que está a citar fontes do sistema de saúde iraniano. Esta quinta-feira, os números oficiais de Teerão indicavam 34 mortes por causa do Covid-19. 

16h59 - O governo da Macedónia do Norte pediu o cancelamento de todos os eventos públicos até ao dia 6 de março por causa do novo coronavírus. O país tem um caso confirmado de Covid-19. 

16h27 - A União Europeia marcou uma reunião extraordinária de ministros da Saúde para o dia 6 de março

15h51 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) subiu o risco de ameaça do Covid-19 para "muito elevado a nível mundial". Tedros Adhanom Ghebreyesus, o diretor-geral da OMS, disse numa conferência de imprensa que o aumento do número de casos e de países afetados é "claramente preocupante". 

15h24 - Morreu um passageiro britânico do cruzeiro Diamond Princess, anunciou esta sexta-feira o Ministério da Saúde do Japão. Sobem para seis o número de mortes de passageiros do navio que está atracado no porto de Yokohama em quarentena. As outras cinco vítimas eram todas de nacionalidade japonesa. 

15h17 - Son Heung-min, jogador do Tottenham, vai ser colocado em isolamento durante duas semanas quando regressar a Londres. O avançado encontra-se na Coreia do Sul a recuperar de uma cirurgia a uma fratura no braço direito. "Temos de seguir os protocolos de segurança", disse José Mourinho

14h57 - Está com dúvidas? Encontre as respostas às perguntas: "Covid-19, o que é", "Estarei doente", "Posso Viajar?". A Direção-Geral da Saúde lançou esta sexta-feira uma página da internet sobre o novo coronavírus (Covid-19), onde os portugueses podem acompanhar a evolução da infeção em Portugal e no mundo e esclarecer dúvidas sobre a doença.

14h44 - Depois de terem estado em Milão, Itália, num passeio por altura da interrupção letiva de Carnaval, 50 alunos e dois professores da Escola Secundária de Penafiel vão ficar em casa durante uns dias, uma vez que estiveram num país que enfrenta um surto de Covid-19. Até à data, nenhum elemento do grupo apresenta sintomas.

14h40 - México confirma os dois primeiros casos no país. Os casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus foram hoje anunciados pelo secretário adjunto da Saúde do México, Hugo Lopez-Gatell.

Um dos pacientes está na Cidade do México e um outro está no Estado de Sinaloa (norte) e nenhum dos dois está seriamente doente. Pelo menos cinco familiares do primeiro paciente foram colocados em isolamento.

14h11 - DGS informa que Portugal continua sem casos confirmados de infeção, mas há "sete ou oito" suspeitos que ainda aguardam o resultado das análises. A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, deixou um apelo, em conferência de imprensa ao início da tarde, para que tenhamos contenção nos afetos.

"Não é preciso beijarmo-nos todos os dias, a todas as horas, não é preciso ter este afeto tão português" (Graça Freitas)

13h45 - "Preocupada", AHRESP alerta que já regista "contração e mesmo cancelamento de reservas", por isso pede ao Governo "medidas específicas" de apoio a estas atividades, nomeadamente "ao nível financeiro, por forma a acautelar e minimizar impactos negativos na atividade turística de 2020".

Mais alerta. Esta situação de pandemia acentua-se "numa época em que as empresas já iniciaram o reforço de contratação de mão-de-obra", e "realizaram investimentos de requalificação" e "melhoramento das suas unidades para o período da Páscoa" que se avizinha, mas também para a época alta do Verão, procura essa que "pode não se registar".

13h25 - Em Gaia, uma escola só teve hoje presentes seis alunos, os restantes ficaram em casa por medo de contágio. Os pais dos alunos da EB1 de Lagos, em Vila Nova de Gaia protestaram junto ao estabelecimento de ensino por temerem o contágio dos seus filhos pelo Covid-19, devido à presença de uma criança que recentemente esteve em Milão.

13h10 - Alunos de Penafiel que regressaram de Milão estão em casa por prevenção. A decisão foi tomada pela escola, que quer evitar o "alarme social", revelou o diretor ao Notícias ao Minuto.

12h52 - O mundo do futebol está em estado de alerta devido à propagação do surto de coronavírus praticamente por toda a Europa.

Vários jogos em Itália vão ser realizados à porta fechada, o Valencia cancelou os treinos abertos e as conferências e de Inglaterra chega-nos agora uma medida preventiva. O treinador do Newcastle, Steve Bruce, anunciou esta sexta-feira que os seus jogadores estão proibidos de apertar as mãos, seguindo uma recomendação da equipa médica do clube.

12h43 - O "aumento brusco" de pessoas a passarem pelas fronteiras de Macau na quinta-feira, levou hoje as autoridades a pedir aos residentes que evitem sair e entrar no território. O diretor dos Serviços de Saúde de Macau afirmou que, apesar da melhoria em relação à epidemia do coronavírus Covid-19 em Macau, em outras regiões a situação continua a ser grave, como China, Japão e Coreia do Sul, entre outros.

12h40 - Com receio da propagação do Covid-19, condutores da Uber afastam-se de aeroportos. Vários motoristas partilharam histórias na plataforma Reddit, onde referem ter deixado de aceitar pedidos de zonas consideradas críticas como o aeroporto.

12h26 - O Ministro da Saúde espanhol confirma 32 casos no país.

12h15 - Na Alemanha há cerca de mil pessoas em quarentena e o número de infetados já ultrapassa os 50. Segundo a AFP, o grupo está isolado em casa, no distrito de Heinsberg, depois de um casal infetado ter participado nas celebrações do carnaval na cidade, este mês. Também em Hamburgo, os pais e os alunos que tiveram contacto com um funcionário infetado numa instituição foram obrigados a ficar isolados em casa durante 14 dias. 

À medida que os casos detetados de espalham pela Alemanha, o ministro da Saúde, Jens Spahn, disse esta semana que o país está "no início de uma epidemia".

12h05 - Diretora-Geral da Saúde falou aos jornalistas numa visita à comunidade chinesa no Martim Moniz, dando conta de que há cerca de 50 cidadãos chineses, segundo a TVI24, em isolamento voluntário nas suas casas depois de terem regressado a Portugal vindos da China.

Revelou que a probabilidade de estes cidadãos estarem infetadosbaixíssima". A diretora-geral da Saúde valorizou a "atitude de extrema generosidade, mais do que de saúde pública".

11h55 - Confuso com os números? Vamos recordar. O Covid-19 já provocou, neste momento, mais de 2.800 mortos e 83 mil infetados em todo o mundo. Aqui pode consultar a lista de países que reportaram infeções e mortes de acordo com Centro Europeu para a Prevenção e Controlo das Doenças.

11h45 - A Direção-Geral da Saúde marca para as 14h, desta sexta-feira, uma conferência de imprensa para fazer ponto da situação sobre coronavírus.

11h19 - O Irão registou 34 mortes e 388 casos confirmados de pessoas infetadas pelo novo coronavírus (Covid-19), declarou hoje o porta-voz do Ministério da Saúde iraniano, Kianoush Jahanpour.

10h50 -  Os Green Day cancelaram a digressão pela Ásia devido ao surto de Covid-19. "Infelizmente tomámos a decisão difícil de adiar os nossos concertos na Ásia por preocupações de saúde e viagem com o coronavírus", escreveu a banda norte-americana nas redes sociais, descansando, no entanto, os fãs: "Mas guardem os vossos bilhetes, vamos anunciar novas datas brevemente.

10h43 - Salão Automóvel de Genebra vai ser cancelado depois de a Suíça ter mandado proibir todos os eventos com mais de mil participantes, até 15 de março. O evento internacional deveria decorrer entre 5 e 15 de março de 2020.

10h33 - À medida que têm surgido casos por todo o mundo, surge a notícia de que haverá um cão que terá dado positivo quando testado para o coronavírus, em Hong Kong. O animal foi colocado em quarentena, mesmo não estando provada a transmissão da doença entre animais e humanos. Segundo o Ministério da Agricultura, Pesca e Proteção Ambiental de Hong Kong, o cão não sofre de sintomas.

10h27 - França regista três novos casos de infeção no país. Há já 41 casos de contaminação no total. 

9h26 - País de Gales regista o seu primeiro caso de infeção por coronavírus. O paciente esteve no norte de Itália e, segundo o responsável de Saúde galês, as autoridades de saúde estão a tomar "todas as medidas apropriadas" para garantir o acompanhamento do doente e reduzir o risco de transmissão.

A confirmação surge ao mesmo tempo que são revelados mais dois casos em Inglaterra. O que perfaz um total de 17 casos no Reino Unido

9h45 - Em Itália já morreram 17 pessoas e há mais de 600 infetados.

9h14 - A Coreia do Sul registou 571 novos casos de infeção pelo novo coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas, elevando para 2.337 o número de casos no país, de acordo com as autoridades sul-coreanas.

9h03 - Uma jovem de 27 anos, residente em Saragoça e que viajou para Itália, é o primeiro caso de coronavírus em Aragão. Com este caso, são 24 positivos registados em Espanha - sete em Valência, quatro em Tenerife, quatro em Madrid (um grave), três na Catalunha, um em Sevilha, um em Castellón e dois em Castela e Leão.

8h41 - Segundo a Reuters, o Kuwait confirmou mais dois casos de coronavírus, o que eleva o total de infeções no país para 45.

8h29 - Presidente da Mongólia posto em quarentena depois de regressar da ChinaBattulga Khaltmaa - que é o primeiro chefe de Estado a visitar a China desde que o país começou a implementar as medidas especiais para conter o surto em janeiro - e outros 14 responsáveis governamentais vão ficar isolados durante 14 dias após o regresso ao país, refere a agência estatal mongol, esta sexta-feira.

8h13 - CEO da Apple, Tim Cook, anunciou esta sexta-feira, dia 28, que as fábricas que produzem os produtos da empresa na China estão a voltar a entrar em atividade à medida que "a China começa a controlar o coronavírus".

8h05 - A EasyJet irá proceder ao cancelamento de alguns voos em resposta ao aumento da incidência de casos de Covid-19 que, depois da Ásia, estão a afetar a Europa. A companhia aérea explica que está a registar, nos últimos dias, "um abrandamento significativo na procura e na taxa de ocupação de e para as bases no norte de Itália".

7h54 - Coronavírus obriga ao cancelamento da Volta aos Emirados Árabes Unidos, depois de dois elementos da UAE Team Emirates, onde alinha o português Rui Costa, terem acusado positivo para o vírus. Faltavam apenas duas etapas para o final.

7h46 - Os primeiros casos da Nova Zelândia e da Bielorrússia: A primeira-ministra da Nova Zelândia confirmou que um homem residente do país, de cerca de 60 anos, que esteve recentemente no Irão, foi diagnosticado com o novo coronavírus. Também a Bielorrússia registou o primeiro infetado, trata-se de um estudante iraniano.

7h39 - Se chegou aqui agora, vamos recapitular. O vírus já se espalhou para mais 57 países, com as últimas confirmações na Nova Zelândia, Bielorrússia, Lituânia e a Nigéria - o primeiro caso na África Subsariana - todos com primeiros casos no último dia.

Em Portugal há 16 casos suspeitos sob análise e já foram descartados 36. Foi ainda revelado que um dos casos suspeitos se encontra nos Açores. Há ainda um segundo português hospitalizado no Japão que, segundo o MNE, se encontra hospitalizado por "por indícios relacionados" com o Covid-19.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) defendeu esta quinta-feira que um eventual controlo de fronteiras na União Europeia devido ao novo coronavírus "não é eficaz nem recomendável", mas admitiu uma "distribuição ampla do contágio".

7h30 - Recorde aqui os principais desenvolvimentos ao minuto do que se passou durante o dia de ontem, quinta-feira.

7h25 - O primeiro caso de coronavírus Covid-19 foi hoje confirmado na África subsaariana, na Nigéria, depois de terem sido identificados outros nos últimos dias no norte do continente, no Egito e na Argélia.

7h16 - A Semana da Moda de Xangai vai realizar um desfile virtual em 30 de março, em conjunto com o grupo de comércio eletrónico Alibaba, depois cancelar todos os seus eventos devido ao surto do coronavírus.

7h14 - A Coreia do Sul tem mais de duas mil pessoas infetadas com o coronavírus Covid-19, depois de as autoridades de saúde terem anunciado hoje que foram detetados mais 256 casos nas últimas 24 horas.

7h11 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas apelou à Coreia do Norte para permitir a entrada de equipamentos que ajudem a proteger a população do Covid-19, segundo fontes diplomáticas.

7h03 - O número de mortos na China continental devido ao coronavírus subiu hoje em 44, para 2.788, com o país a registar 433 novos casos de infeção, fixando o total em 78.824.

7h01 - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, atribuiu hoje o surto do coronavírus Covid-19 a uma guerra biológica contra a China e anunciou a criação de uma comissão presidencial para enfrentar a epidemia do vírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório