Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Chineses em Portugal em isolamento voluntário para evitar alarme social

Alguns imigrantes chineses em Portugal estão voluntariamente em isolamento, depois de terem regressado da China, disse hoje o embaixador chinês em Lisboa, Cai Run, que admitiu que a comunidade se está a esforçar para combater a epidemia.

Chineses em Portugal em isolamento voluntário para evitar alarme social
Notícias ao Minuto

19:20 - 28/02/20 por Lusa

País Covid-19

"Os chineses que acabaram de chegar a Portugal da China estão em isolamento voluntário, o que é uma demonstração de um alto sentido de responsabilidade perante a própria saúde, mas também para com a segurança da saúde pública em Portugal", elogiou o embaixador.

Sem números precisos, Cai Run adiantou que são entre 30 e 50 os cidadãos chineses a viver em Portugal que se submeteram ao isolamento profilático nas suas residências, números avançados à margem do lançamento da campanha 'Lisboa informada = Mais saúde e menos discriminação', que pretende desmistificar a relação entre o Covid-19 e a comunidade chinesa.

A iniciativa juntou hoje o embaixador da República Popular da China e a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, num passeio pelo Martim Moniz, em Lisboa, com paragem em alguns estabelecimentos comerciais chineses.

Graça Freitas não poupou nos elogios à ação da comunidade chinesa e das pessoas que, apesar de estarem saudáveis e não representarem qualquer risco, se submeteram a esta situação "apenas para tranquilizar terceiros".

"É de uma generosidade extrema, pessoas que ficam em isolamento profilático nas suas casas apenas para tranquilidade social, para não criar alarme", sublinhou.

Segundo o embaixador chinês, os negócios desta comunidade têm funcionado com normalidade, apesar das medidas de prevenção e, a cada paragem, os comerciantes confirmam-no.

No supermercado Chen, aberto há cerca de 25 anos no Martim Moniz, os funcionários garantem os dias têm decorrido como habitual e dizem ainda que, apesar da associação da epidemia à comunidade chinesa, os clientes continuam a procurá-los.

O percurso terminou na Unidade de Saúde Familiar da Baixa, onde foram distribuídos aos utentes folhetos informativos sobre o novo coronavírus, que entre a descrição das principais formas de prevenção e informações sobre a origem e formas de transmissão do Covid-19, sublinha que não existe qualquer motivo para evitar estabelecimentos chineses.

Cai Run elogiou a iniciativa, que na sua opinião reflete a proximidade entre os dois países, e sublinhou: "Esta campanha tem um significado especial, que é apelar à saúde e combater a discriminação".

O Covid-19 foi detetado pela primeira vez em dezembro, na China, e já provocou pelo menos 2.858 mortos e infetou mais de 83 mil pessoas, de acordo com dados reportados por meia centena de países e territórios.

Das pessoas infetadas, mais de 36 mil recuperaram.

Além de 2.788 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan.

Dois portugueses tripulantes de um navio de cruzeiros encontram-se hospitalizados no Japão, com confirmação de infeção.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) registou 52 casos suspeitos de infeção, 16 dos quais ainda estavam em estudo na quinta-feira.

Os restantes 36 casos suspeitos não se confirmaram, após testes negativos.

Segundo a DGS, o risco para a saúde pública em Portugal mantém-se "moderado a elevado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório