Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
24º
MIN 18º MÁX 26º

Covid-19: Primeiro caso na Islândia, homem regressado de Itália

As autoridades islandesas confirmaram hoje o primeiro caso de contaminação com o novo coronavírus naquele país nórdico, um homem que regressou de Itália mas que não esteve nas zonas de risco.

Covid-19: Primeiro caso na Islândia, homem regressado de Itália
Notícias ao Minuto

17:19 - 28/02/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

O homem, de 40 anos, cujos testes deram positivo para o coronavírus Covid-19, "não está gravemente doente, mas tem sintomas típicos da doença", anunciou o departamento de Proteção Civil, em comunicado.

O homem está a ser tratado no Centro Hospitalar da Universidade Landspitali, na capital islandesa, Reiquiavique.

"Estamos a fazer todos os esforços para determinar o curso da infeção e para determinar as pessoas que provavelmente foram expostas" ao paciente, explica a Proteção Civil.

Perante a multiplicação de casos em Itália - o país mais afetado da Europa - e da disseminação do vírus na Europa, muitos países estão a reforçar as suas medidas de prevenção e contenção.

As autoridades islandesas lançaram a fase de alerta, o segundo nível de Proteção Civil em três, que é ativado quando a "avaliação de perigo indica um aumento da ameaça e medidas imediatas devem ser tomadas para garantir a segurança e proteção das pessoas expostas na área".

Essas medidas preventivas incluem restrições de circulação, encerramento e evacuações de locais públicos.

O Covid-19, detetado em dezembro na China e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou já pelo menos 2.858 mortos e infetou mais de 83 mil pessoas, de acordo com dados reportados por meia centena de países e territórios.

Das pessoas infetadas, mais de 36 mil recuperaram.

Além de 2.788 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório