Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Covid-19. AHRESP já regista "contração e mesmo cancelamento de reservas"

Apesar de Portugal não ter registo neste momento de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, a Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal (AHRESP) alerta que o setor já regista quebras, nomeadamente nas reservas.

Covid-19. AHRESP já regista "contração e mesmo cancelamento de reservas"
Notícias ao Minuto

13:45 - 28/02/20 por Ana Lemos

Economia AHRESP

O coronavírus apesar de (ainda) não ter chegado a território nacional já está a ter "reflexos na atividade turística". Quem o diz é a AHRESP que, em comunicado enviado às redações, "alerta para quebras no setor" e "apela a medidas de apoio às empresas", nomeadamente às dos setores do alojamento e da restauração.

"As empresas do alojamento turístico e da restauração e bebidas começam já a sentir os primeiros sinais provocados pelo novo Coronavírus, com registo de contração e mesmo cancelamento de reservas já efetuadas", lê-se no documento.

Neste sentido, a AHRESP entende ser pertinente e necessário "que se antecipem medidas específicas de apoio a estas atividades, nomeadamente ao nível financeiro, por forma a acautelar e minimizar impactos negativos na atividade turística de 2020".

"Preocupada" com esses impactos no setor, a AHRESP "já solicitou ao Governo a criação de instrumentos financeiros de apoio às empresas e seus trabalhadores, para quando se verificarem quebras significativas na atividade, o que parece ser inevitável, atendendo aos dados que a AHRESP detém".

Acresce, remata a associação, que esta situação de pandemia "se acentua numa época em que as empresas já iniciaram o reforço de contratação de mão-de-obra", e "realizaram investimentos de requalificação" e "melhoramento das suas unidades para o período da Páscoa" que se avizinha, mas também para a época alta do Verão, procura essa que "pode não se registar".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório