Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Nove hábitos comuns que podem estar a prejudicar a sua saúde

Coisas que fazemos para ‘desenrascar’ ou para poupar tempo podem estar-nos a fazer mais mal do que bem.

Nove hábitos comuns que podem estar a prejudicar a sua saúde
Notícias ao Minuto

07:07 - 06/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Conselhos

Quem nunca lavou as mãos só com água por falta de tempo ou de sabonete? Ou limpou os óculos na t-shirt?

O jornal britânico Mirror olhou para alguns ‘atalhos’ que temos o hábito de seguir mas que podem estar a fazer-nos mais mal do que bem:

Adotar a ‘regra dos cinco segundos’. Esta ideia de que é seguro comer os alimentos que caíram ao chão, desde que não passem mais de cinco segundo no chão já foi desmentida por especialistas e por um estudo recente. Independentemente do tempo que este no chão ou do tipo de chão em que caiu, deve lavar os alimentos ou deitá-los ao lixo.

Lavar as mãos sem sabonete. Além de não ser possível remover as bactérias que tem nas mãos só com água, fazê-lo pode ser ainda pior do que não lavar as mãos de todo, pois as mãos húmidas e contaminadas transferem as bactérias de forma mais eficiente para as superfícies, como a maçaneta da porta, do que as mãos secas. Portanto, deve lavar as mãos sempre com sabonete e deve passar pelo menos 20 segundos a esfregar cada área das mãos e dos dedos.

Encher uma garrafa reutilizável sem a lavar. Como já lhe revelamos aqui, os especialistas avisam que beber de uma garrafa reutilizável que não é lavada pode ser tão sujo como “lamber a tampa de uma sanita”. Ao fim de cada dia ou de cada utilização deve lavar a sua garrafa ou copo reutilizável com água quente e sabão e deixá-la secar ao ar. E deve ainda esterilizá-la uma vez por semana mergulhando-a em água a ferver ou colocando-a na máquina de lavar a loiça.

Não lavar a fruta ou os vegetais. Pense na quantidade de pessoas que podem ter tocado na fruta ou nos vegetais que vai comer e que as suas mãos estão cheias de bactérias – podendo até incluir matéria fecal. Não lavar a fruta e os vegetais pode no mínimo provocar náuseas, diarreia, dor de cabeça e cólicas, mas em caso de os alimentos terem E. Coli a situação pode ser bem mais grave ou até fatal. Deve esfregar bem a fruta e os vegetais debaixo de água corrente e depois secá-los com um pano ou guardanapo antes de comer.

Limpar os óculos com a roupa. A roupa vai acumulando partículas de sujidade e gordura ao longo do dia e a usá-la para limpar os seus óculos vai acabar por provocar riscos. Pode nem os notar, mas vão prejudicar a sua visão. Deve usar um líquido específico para limpar as lentes e um pano micro-fibra ou, em alternativa, use água morna e um sabonete suave e depois seque-as com um pano micro-fibra.

Não mudar os lençóis com frequência. Um estudo aponta que uma em cada dez pessoas não lava os lençóis mais do que uma vez por mês, mas uma especialista avisa que é possível encontrar saliva, urina, fluidos genitais e matéria fecal nas fibras dos lençóis. Deve lavar os lençóis pelo menos uma vez por semana a quente.

Ficar de cócoras na sanita. Quando tem mesmo de ir a uma casa de banho pública pode ter tendência para se colocar de cócoras para evitar tocar na tampa da sanita, mas apesar de muitas pessoas acharem que este ato previne o aparecimento de infeções, passa-se, na verdade, o contrário. Pois ao ficar nesta posição há maior probabilidade de salpicar água, de a bexiga ainda ficar com urina, e de não conseguir relaxar o ânus, aumentando o risco de infeções e até de hemorroidas. Um especialista já havia dito que é desnecessário evitar sentar-se na sanita ou até cobri-la com papel higiénico.

Esquecer-se de mudar o filtro do jarro ou da garrafa de água. O objetivo do filtro é impedir que as impurezas e as bactérias fiquem na água que vai beber, mas assim que o filtro está cheio, se não o mudar, estará a beber água com bactérias e impurezas e a tornar o seu jarro de água o local perfeito para as bactérias se multiplicarem. Siga as instruções do jarro ou da garrafa e mude o filtro com a frequência recomendada.

Não aplicar creme no corpo depois do banho. Não aplicar creme depois do banho pode provocar mais do que pele seca, pois sem esta barreira protetora a pele pode ficar mais exposta a irritações e as bactérias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório