Claro que deve beber bastante água ao longo do dia para se manter hidrato e, claro que não deve estar sempre a comprar garrafas de plástico, se não quer prejudicar o ambiente.
Mas um novo estudo realizado pelo treadmillreviews descobriu que as garrafas de plástico que enche e volta a encher sem as lavar estão cheias de germes.
Aliás, como destaca o site britânico Metro, os investigadores sugerem que beber água de uma garrafa reutilizada é tão ‘sujo’ como lamber a sua sanita. Mas calma, em termos de germes e bactérias, a sanita tem muito menos do que imagina.
Os investigadores analisaram em laboratório garrafas de água depois de cada uma ser utilizada durante uma semana por um atleta. A garrafa com mais bactérias - em média 900 mil unidades formadoras de colónias por centímetro quadrado - tinha mais bactérias do que a tampa de uma sanita.
E na garrafa de uma pessoa comum foram encontradas 313.499 bactérias por centímetro quadrado. Tudo principalmente devido a falta de limpeza entre as utilizações. E para piorar a situação, os investigadores descobriram que 60% dos germes que encontraram nas garrafas de água eram capazes de deixar as pessoas doentes.
Mas não desista das garrafas reutilizáveis, as garrafas ‘de esguichar’ eram das menos ‘contaminadas’ e beber de garrafas de aço inoxidável é mais saudável do que usar as de plástico.