Fenerbahçe e Benfica terão alcançado, de uma vez por todas, um acordo tendo em vista a transferência, a título definitivo, de Kerem Akturkoglu, colocando, desta maneira, um ponto final numa autêntica 'novela', que acabou por 'arrastar-se' ao longo das últimas semanas, com vários avanços e recuos.
De acordo com informações adiantadas, esta terça-feira, pelo jornal turco Fanatik, o presidente da equipa orientada pelo treinador português José Mourinho, Ali Koç, reuniu-se, pessoalmente, com o homólogo dos encarnados, Rui Costa, e recolocou, em cima da mesa, a proposta original pelo passe do avançado, na ordem dos 22,5 milhões de euros, verba que pode ascender aos 25 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos.
O líder máximo das águias terá dado o 'sim' final, pelo que ambos os clubes já terão, inclusive, começado a trocar documentos, no sentido de dar o negócio como fechado, o mais rapidamente possível. Tão rapidamente que, pode ler-se, o avançado já estará disponível para a receção ao Kocaelispor, que está agendada para as 19h30 (hora de Portugal Continental) do próximo sábado.
O plano inicial da formação turca passava por garantir a contratação do jogador de 26 anos de idade a tempo do playoff de acesso à Liga dos Campeões, onde terá pela frente, precisamente... o clube da Luz, pelas 20h00 de quarta-feira. Uma intenção que caiu por terra, visto que Bruno Lage optou por lançar o mesmo para o lugar de Fredrik Aursnes, a seis minutos dos 90, no triunfo conquistado na receção ao Nice, por 2-0, na segunda mão da terceira pré-eliminatória.
Esta circunstância levou a que o Fenerbahçe desse um 'murro na mesa', retirando a oferta que havia feito, num primeiro plano (e que agora recuperou), e formalizando uma nova, mais reduzida, próxima dos 18 milhões de euros, que acabou por ser prontamente rejeitada pela formação lisboeta.
Akturkoglu já não se despede da Luz
Kerem Akturkoglu prepara-se, desta maneira, para abandonar o Benfica, sensivelmente, um ano depois de ter sido adquirido ao Galatasaray, eterno rival do Fenerbahçe, a troco de uma verba na ordem dos 12 milhões de euros. Para trás, fica uma temporada na qual somou 16 golos e 11 assistências ao cabo de 53 partidas oficiais.
O internacional turco já não terá, de resto, ao que tudo indica, oportunidade de despedir-se do Estádio da Luz, visto que, face aos mais recentes desenvolvimentos, será vendido antes do encontro da terceira jornada da I Liga, perante o Tondela, que está agendado para as 20h30 do próximo sábado.
Besiktas ainda tentou 'desviá-lo'
O impasse entre Benfica e Fenerbahçe levou o Besiktas a ameaçar 'intrometer-se' nas negociações para 'desviar' Kerem Akturkoglu. Uma intenção que foi tornada pública pelo próprio presidente, Serdal Adali: "Nós queremos o Kerem no nosso plantel, para a nossa amizade com o Fenerbahçe é importante. Se o Fenerbahçe desistir completamente desta transferência, nós iremos tentar".
Até Orkun Kokçu, jogador vendido, este verão, às águias negras, a troco de 25 milhões de euros (mais cinco milhões de euros em bónus), procurou convencer o "amigo", mas sem sucesso: "Não lhe perguntei o que está a pensar em fazer, para onde quer ir, se quer ficar [no Benfica]. É uma decisão privada. No entanto, ficaremos felizes se vier [para o Besiktas]. Vamos ver".
Leia Também: Benfica 'provoca' Fenerbahçe com Akturkoglu metido ao barulho