Portugal levou de vencida a República da Irlanda, na noite deste sábado, com una vitória, por 1-0, em jogo do Grupo F europeu de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026, disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Numa altura em que o nulo constituia uma ameaça cada vez maior, um cruzamento do médio Francisco Trincão encontrou Rúben Neves na área. De cabeça, o médio português atirou sem hipóteses para o fundo das redes, dando um triunfo muito suado à equipa lusa.
Mas antes disso, a equipa das quinas podia ter aberto o marcador. Decorria o minuto 76 quando o árbitro da partida apontou para a marca de grande penalidade por mão na área de O'Shea.
Chamado a converter o castigo máximo, Cristiano Ronaldo teve nos pés a oportunidade de se tornar no jogador com mais golos marcados em fases de apuramento para Campeonatos do Mundo.
No entanto, e ao contrário do que é habitual, o capitão da equipa das quinas desperdiçou o castigo máximo. Caoimhin Kelleher brilhou e defendeu o penálti com o pé. Depois do fim do jogo, o capitão da equipa das quinas dirigiu-se aos adeptos nas bancadas e pediu desculpa.
Logo após o apito final, Cristiano Ronaldo recorreu às redes sociais para deixar uma curta mensagem aos adeptos portugueses. "Mais um passo dado! Vamos!", pode ler-se numa publicação do avançado madeirense na rede social Instagram.
Com esta vitória, Portugal, que lidera o grupo isolado com nove pontos, pode garantir já o apuramento na próxima jornada, caso vença na receção à Hungria e a Arménia não ganhe na sua deslocação à Irlanda, em jogos a disputar na terça-feira.
Leia Também: Estava destinado. Portugal bate Irlanda à boleia do 'novo Diogo Jota'