Numa altura de maior calor, não é só a sua pele que merece atenção. Também o pelo do seu cão e patudo deve ser bem cuidado nestes dias quentes. O agosto está a terminar, mas os cuidados devem continuar a ser feitos devido às temperaturas altas e ao tempo quente se mantém.
“O pelo é a primeira barreira de proteção do animal, mas é também onde se acumulam bactérias e outros agentes que podem causar irritações e maus odores. Por isso, é fundamental estar atento à higiene e ao cuidado diário para que o seu patudo se sinta confortável e saudável”, revela em comunicado Elena Diaz, médica veterinária na Kivet, as clínicas veterinárias da Kiwoko.
A especialista deixou algumas dicas para cuidar da melhor forma do seu animal. O uso de desodorizantes é uma delas. Sabia que existem produtos específicos para animais? “Os desodorizantes formulados para animais são uma boa opção para manter o pelo fresco entre banhos, especialmente durante os meses quentes. Estes produtos são desenvolvidos para serem suaves e hipoalergénicos, reduzindo o risco de irritações e alergias.”
Leia Também: Colesterol elevado. Três sintomas 'silenciosos' que pode estar a ignorar
Deve evitar o uso de desodorizantes para humanos uma vez que podem ser tóxicos e até mais agressivos para os animais. Por outro lado, deve apostar numa escovagem regular e não apenas quando sente que precisa de ser feita. "No verão, recomenda-se escovar o seu patudo pelo menos duas a três vezes por semana, ou diariamente se tiver pelo longo."
Explica também outros dos benefícios que pode ter ao escovar o pelo com frequência. "A escovagem é essencial para manter a saúde do pelo e da pele do seu patudo. Ao remover os pelos mortos e evitar a formação de nós, especialmente em raças de pelo comprido, previne-se irritações e infeções cutâneas. Além disso, estimula a circulação sanguínea, ajudando a fortalecer os folículos pilosos e a deixar o pelo mais brilhante e resistente."
Também deve apostar numa tosquia frequente. "É fundamental que a tosquia seja feita com moderação, mantendo o pelo numa altura que permita a proteção natural da pele contra o sol e possíveis picadas de insetos. Cortes muito curtos podem causar queimaduras solares, irritações e até aumentar a sensibilidade da pele", continua a veterinária.
Os banhos são outra das formas de conseguir manter o pelo saudável. “Geralmente, um banho a cada duas ou três semanas é suficiente, salvo em casos de animais com alergias ou doenças de pele, nos quais o tratamento frequente com produtos dermatológicos é benéfico.”
Leia Também: Casca de melancia no lixo? Nem sabe os benefícios que está a desperdiçar