Pode ter o colesterol elevado sem saber. Existem alguns sinais que indicam este problema e o melhor é estar atento. Em alguns casos, os sinais são 'silenciosos' e podem ser confundidos com outro tipo de condições. O melhor é estar atento e não ignorar.
O ‘website’ HealthShots falou com o cardiologista Swarup Swaraj para perceber alguns dos sinais de colesterol elevado que não devem ser ignorados. São vários os problemas de saúde que pode vir a ter devido a este problema.
Leia Também: O que têm estas três saladas em comum? Grão, sabor e simplicidade
"São silenciosos e fáceis de ignorar, mas podem ser os sinais que o corpo lhe está a dar. Assim, estar atento aos sintomas de colesterol alto e agir de forma precoce pode fazer toda a diferença, não apenas para a saúde do coração, mas para o seu bem-estar geral", revela o especialista.
Um dos sinais de colesterol alto vê-se nos olhos
Se apresentar pequenos pontos amarelos nas pálpebras e nas articulações o melhor é ter algum cuidado. "Pequenos depósitos de colesterol sob a pele, embora não sejam perigosos por si só, podem ser um sinal de que o corpo está a lutar contra níveis elevados de colesterol." Se tiver este sintoma, o melhor é verificar os níveis de colesterol.
Cansaço pode indicar colesterol alto
"Se está constantemente exausto, mesmo depois de uma boa noite de sono, pode ser mais do que apenas stress ou uma agenda cheia. Fadiga incomum e persistente às vezes pode ser um sintoma sutil de colesterol alto. Quando o colesterol se acumula nas artérias, acaba por dificultar o fluxo sanguíneo."
Cita mesmo um estudo publicado no Journal of Psychosomatic Research que revelou uma associação entre a redução do fluxo, as artérias obstruídas e o cansaço. "Se se sente cansado todos os dias, talvez seja melhor verificar o que está a acontecer e verificar os níveis de colesterol."
Atenção à dor no peito, pode ser sinal de colesterol algo
"Se já sentiu aperto, pressão ou um leve desconforto no peito durante uma caminhada rápida ou ao subir escadas, não ignore. Esta sensação é conhecida como angina, que pode ser um sinal precoce de que o coração não está receber sangue rico em oxigénio suficiente, geralmente devido a artérias estreitas ou obstruídas."
Revela ainda que é importante estar atento a este sintoma uma vez que poderá agir e forma precose e até prevenir um ataque cardíaco. "Se os sinais lhe parecerem familiares, especialmente se tem histórico familiar de doença cardíaca, não espere, converse com seu médico e verifique os níveis de colesterol."
O que deve consumir para reduzir os níveis de colesterol
O National Health Service (NHS) do Reino Unido aconselha: "Para reduzir o colesterol, tente reduzir o consumo de alimentos gordurosos, especialmente aqueles que contêm um tipo de gordura chamada gordura saturada. Pode continuar a consumir alimentos que contenham um tipo de gordura mais saudável, chamada gordura insaturada."
Tendo em conta este conselho, a organização de saúde forneceu recomendações sobre alimentos que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol. Estes incluem:
- Peixes gordos, como cavala e salmão;
- Arroz integral, pão integral e massa integral;
- Nozes e sementes;
- Frutas e vegetais.
Leia Também: Quatro alimentos a consumir se quer reduzir os níveis de colesterol