Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Mais más notícias sobre a 'regra dos cinco segundos'

Estudo destaca que apesar de a contaminação depender do tipo de comida, do chão onde esta cai e do tempo que lá passa, estará sempre contaminada com bactérias.

Mais más notícias sobre a 'regra dos cinco segundos'
Notícias ao Minuto

21:06 - 20/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Um estudo já havia alertado para o risco de seguir as ‘regras dos segundos’ e um higienista também já havia provado que independentemente dos segundos que uma comida passe no chão, nunca estará boa para comer.

Agora um estudo publicado este mês na revista Applied and Environmental Microbiology e liderado pelo microbiologista alimentar e professor Donald W. Schaffner, da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, destaca que não importa a rapidez com que apanha uma comida que caiu ao chão, ela estará sempre contaminada com bactérias.

Como reporta o The New York Times, este estudo, que durou dois anos, concluiu que apesar de a contaminação depender do tipo de comida – especialmente se é húmida ou não - , do chão onde esta cai e do tempo que lá passa, estará sempre contaminada com bactérias.

Para este estudo os investigadores deixaram cair vários alimentos – incluindo cubos de melancia, gomas de morango, pão simples ou pão com manteiga – em vários superfícies (carpete, piso em cerâmica, aço inox e madeira). Cada superfície foi ‘contaminada’ com a bactéria ‘enterobacter aerogenes’, que é semelhante à salmonela.

Os investigadores deixaram a comida em cada superfície urante vários períodos de tempo, variando entre menos de um segundo e 300 segundos.

No fim de testarem cada pedaço de comida verificaram que apesar de cada pedaço de comida ter ficado com algum dos germes que estavam nas superfícies, quanto mais tempo um pedaço de comida ficava no chão, mais bactérias continha. No entanto, o tipo de alimento e de superfície em que este caiu eram fatores importantes na determinação da contaminação.

Os alimentos húmidos (como a melancia) foram os que ficaram cobertos com mais bactérias, enquanto as gomas foram as que ficaram com menor número bactérias. O azulejo e o aço transferiam mais bactérias do que o tapete, enquanto a madeira estava mais ou menos a meio.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório