Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Gaspar 'apressa' orçamento rectificativo

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, já pediu aos ministérios e serviços para tratarem rapidamente do orçamento rectificativo, avança o Diário Económico. Em causa está a devolução de parte dos subsídios de desemprego e de doença que o Governo reteve desde Janeiro, assim como o pagamento do subsídio de férias aos funcionários públicos e pensionistas, como consequência do chumbo do Tribunal Constitucional a quatro normas do Orçamento em vigor.

Gaspar 'apressa' orçamento rectificativo
Notícias ao Minuto

14:40 - 08/04/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Ministérios

Os ministérios e serviços já receberam ordens de Vítor Gaspar para acelerar a elaboração do orçamento rectificativo com as novas variáveis decorrentes do chumbo do Tribunal Constitucional, que se traduzem num aumento da despesa para o Estado.

"Dada a falta de provisão orçamental, os serviços estão a acelerar o orçamento rectificativo para poderem fazer o pagamento dos subsídios", afirmou uma fonte do Executivo ao Diário Económico.

Devido ao chumbo de quatro normas do Orçamento, o Governo terá de devolver a parte dos subsídios de desemprego e de doença, retidos desde Janeiro de 2013, e proceder ao pagamento, com o qual não contava, do subsídio de férias a funcionários públicos e pensionistas.

Apesar de o Executivo já ter admitido a necessidade de um orçamento rectificativo, devido a desvios que rondavam os 500 milhões de euros, a decisão do Tribunal Constitucional veio acelerar os trabalhos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório