Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º

Lucro da Navigator cai 10,6% para 64,1 milhões no 1.º trimestre

A Navigator registou 64,1 milhões de euros de lucro nos primeiros três meses do ano, uma quebra de 10,6% face ao mesmo período de 2023, foi hoje comunicado ao mercado.

Lucro da Navigator cai 10,6% para 64,1 milhões no 1.º trimestre
Notícias ao Minuto

18:07 - 16/05/24 por Lusa

Economia Navigator

De acordo com a informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), entre janeiro e março, o volume de negócios da papeleira ascendeu a 536 milhões de euros, um crescimento de 7% relativamente ao período homólogo.

Para este valor contribuíram os segmentos papel (65%), 'tissue' (14%), pasta (12%), energia (6%) e 'packaging' (3%).

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) da empresa totalizou 133 milhões de euros, o que se traduz num aumento de 2% em relação aos primeiros três meses do ano anterior.

No primeiro trimestre, a Navigator investiu 41 milhões de euros, quando no período homólogo o valor era de 42 milhões de euros.

Deste montante, 13 milhões de euros foram classificados como investimentos em ambiente ou de cariz sustentável, ou seja, 32% do total.

"O montante [...] inclui maioritariamente investimentos direcionados à descarbonização, manutenção da capacidade produtiva, para a modernização dos equipamentos e melhoria da eficiência, e para projetos estruturais e de segurança", detalhou.

No final do trimestre, o endividamento líquido representou 444 milhões de euros.

A Navigator referiu que 2024 arrancou com uma procura positiva de papéis de impressão e escrita, que, ao nível dos fabricantes, foi, sobretudo, impulsionada pela regularização dos 'stocks' na cadeia de distribuição.

No mesmo sentido, a procura no mercado de papel 'tissue' teve uma "boa dinâmica" no trimestre em análise, com o volume de vendas do produto acabado e bobines a atingir 38.000 toneladas, mais 59% em comparação com o trimestre homólogo.

Já o 'packaging' começou a dar "sinais de recuperação", após um ano de 2023 "desafiador", com reduções de procura aparente "nunca vista", nomeadamente nos segmentos de embalagem.

Esta quarta-feira, a Navigator anunciou a conclusão da compra da Accrol, que opera no segmento de transformação de papel 'tissue', após a Oferta Pública de Aquisição (OPA) ter sido aprovada na assembleia-geral da empresa britânica.

No início de maio, a Navigator tinha anunciado a sua intenção de aumentar, de 0,38 libras para 0,39 libras (cerca de 44 para 45 cêntimos) o preço que oferece por ação na OPA sobre a Accrol.

Na sessão de hoje da bolsa, as ações da Navigator recuaram 1,40% para 4,37 euros.

[Notícia atualizada às 18h30]

Leia Também: Lucros dos cinco principais bancos em Portugal sobem 33% até março

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório