Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Eduardo Catroga e António Saraiva defendem comissão de inquérito à CGD

O presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, e o ex-ministro das Finanças Eduardo Catroga manifestaram-se hoje a favor da criação no parlamento de uma comissão de inquérito à gestão da CGD.

Eduardo Catroga e António Saraiva defendem comissão de inquérito à CGD
Notícias ao Minuto

16:25 - 16/06/16 por Lusa

Economia Caixa

Para o presidente da associação que representa os patrões, é importante ter em Portugal um banca pública forte que apoie a economia, pelo que se existem dúvidas sobre a sua atuação deve ser investigada.

"Se isso [a comissão de inquérito] ajudar à transparência e à clarificação, então é o caminho certo", defendeu António Saraiva aos jornalistas no final de um almoço-debate do International Club of Portugal, em Lisboa.

Também o ex-ministro das Finanças do Governo de Cavaco Silva e atual presidente do Conselho Geral de Supervisão da EDP, Eduardo Catroga, afirmou ser a favor da comissão de inquérito, acrescentando que é preciso uma análise menos política e mais independente para apurar efetivas responsabilidades, se as houver.

"A Comissão Parlamentar de Inquérito tem o seu papel no campo da análise política, mas devia ser complementada por uma auditoria externa independente - como deveria ter acontecido no Banif - para que não haja apenas uma interpretação política de bodes expiatórios em relação aos erros cometidos", considerou.

O PSD anunciou na quarta-feira que vai impor a constituição de um inquérito parlamentar sobre a Caixa Geral de Depósitos (CGD), numa altura em que se discute a recapitalização do banco público, com a imprensa a referir valores que podem ascender a 4.000 milhões de euros.

No entanto, o valor da injeção de capital ainda não é conhecido e estão ainda a decorrer negociações sobre será feita essa operação entre o Governo e a Comissão Europeia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório