Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 21º

Comércio entre China e Coreia do Norte subiu 12,7% no 1º trimestre

O comércio bilateral entre a China e a Coreia do Norte cresceu 12,7% nos primeiros três do ano, face ao mesmo período de 2015, antecedendo a entrada em vigor das sanções impostas por Pequim a Pyongyang.

Comércio entre China e Coreia do Norte subiu 12,7% no 1º trimestre
Notícias ao Minuto

09:56 - 13/04/16 por Lusa

Economia Trocas

As trocas comerciais entre ambos os países ascenderam a 7.790 milhões de yuan (1.100 milhões de euros), segundo os dados divulgados hoje pela Administração-geral das Alfândegas da China.

As vendas da China a Pyongyang subiram 14,7%, fixando-se em 3.960 milhões de yuan (539 milhões de euros), enquanto as importações procedente da Coreia do Norte recuaram 10,8%, para 3.830 milhões de yuan (521 milhões de euros).

Com este resultado, o "gigante" asiático registou um superávit comercial de 130 milhões de yuan nas trocas com o país vizinho, do qual é o maior parceiro comercial.

"As principais exportações chinesas para a Coreia do Norte são constituídas por maquinaria, bens eletrónicos, produtos de mão-de-obra intensiva e bens agrícolas, enquanto as importações são compostas sobretudo por carvão e minério de ferro", disse hoje o porta-voz das alfândegas chinesas, Huang Songping, em conferência de imprensa.

A China contribui com cerca de 90% do comércio externo da Coreia do Norte.

O Governo chinês impôs restrições ao comércio com o país, no passado dia 05 de março, no âmbito das sanções incluídas na última resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, após testes nucleares e ensaios balísticos levados a cabo por Pyongyang.

Pequim anunciou este mês a proibição das importações de matérias-primas procedentes da Coreia do Norte, como o carvão, minério de ferro, ouro e terras raras, e a exportação para o país de combustível para aviões.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório