Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º

IL saúda "aproximação" e "diálogo" com Governo em matérias de Habitação

A líder parlamentar da Iniciativa Liberal esteve reunida com o ministro das Infraestruturas.

IL saúda "aproximação" e "diálogo" com Governo em matérias de Habitação
Notícias ao Minuto

11:41 - 16/05/24 por José Miguel Pires

Política Habitação

A líder parlamentar da Iniciativa Liberal (IL), Mariana Leitão, esteve reunida com o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, e com o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, num encontro que "acabou por ser uma oportunidade de voltar a referir" sete propostas feitas pela IL no âmbito da Habitação.

Os liberais aproveitaram também a reunião para "obter alguns esclarecimentos sobre algumas dúvidas" relacionadas com as propostas do Governo na mesma área. "Este diálogo irá continuar. Há essa abertura por parte do Governo em ouvir os partidos, em estudar e ponderar as várias propostas, e, portanto, assim faremos e assim continuaremos nesse diálogo", disse Mariana Leitão aos jornalistas, na Assembleia da República.

Agora, o próximo passo dos liberais passa por "enviar de forma mais detalhada algumas propostas adicionais" e "permitir que haja este diálogo e esta abertura" para poder fazer "novas sugestões".

"Aproximam-nos várias matérias, mas, noutras tantas, também há algumas questões que nos separam. Aproximam-nos a vontade de reverter as medidas que consideramos lesivas do Mais Habitação, do Alojamento Local. São matérias em que há uma aproximação", admitiu a líder parlamentar liberal.

No sentido oposto, no entanto, há "uma visão diferente" entre liberais e o Governo da Aliança Democrática (PSD/CDS-PP). "Por exemplo, na questão do IMT, em que há uma proposta por parte do Governo de restringir a isenção a uma determinada faixa etária e com um conjunto de outras condicionantes ainda a serem desenvolvidas para posteriormente serem apresentadas, e a nossa visão é diferente. Consideramos que o IMT é um imposto que não faz muito sentido, considerando que as pessoas já pagam IMI a vida inteira", disse.

Mariana Leitão admitiu que "há um conjunto de medidas" que a IL estará disponível para "aprovar". Vai, no entanto, "depender de tudo aquilo que, entretanto, for submetido". "Há matérias que nos aproximam, há matérias em que temos uma visão diferente, e isso também dependerá da forma como as matérias forem apresentadas e submetidas à Assembleia da República", continuou.

O Governo aprovou e apresentou a Estratégia para a Habitação, na sexta-feira, aglomerando um conjunto de 30 medidas para o setor, entre as quais está incluída a "isenção de IMT e Imposto do Selo para os jovens até aos 35 anos nos imóveis até 316 mil euros (valor correspondente ao quarto escalão do IMT)", conforme se lê em comunicado do Executivo.

Leia Também: Habitação. 'Arrendar para subarrendar' terá 78 casas atribuídas até junho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório