Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

Mais 13% de empresas em processo especial de revitalização

O número de empresas que em Portugal deram início a um Processo Especial de Revitalização (PER) cresceu 13% no primeiro trimestre de 2014, face ao mesmo período de 2013, indica uma análise às insolvências que a Cosec divulga hoje.

Mais 13% de empresas em processo especial de revitalização
Notícias ao Minuto

14:54 - 28/04/14 por Lusa

Economia Cosec

O PER permite às empresas em sérias dificuldades, desde que não estejam em situação de incumprimento generalizado, negociarem com os credores um acordo para a sua revitalização económica, e impede a instauração de ações judiciais para a cobrança de dívidas ao devedor.

O maior número de pedidos de acesso ao PER neste primeiro trimestre registou-se no setor da construção, com 28% do total, tal como já tinha sucedido no que respeita às insolvências, indica a Cosec, empresa seguradora nos ramos do seguro de créditos e caução.

Da mesma forma, os serviços e o retalho têm também um peso importante no que respeita aos PER, representando respetivamente 20% e 11% do total de novos pedidos.

Por outro lado, no setor da construção, o número de empresas que iniciaram um PER desceu 15% neste primeiro trimestre, face ao período homólogo de 2013. Em sentido inverso, tanto nos serviços como no retalho o número de pedidos aumentou, 66% e 45%, respetivamente.

Já a dimensão das empresas nestas situações é maior do que nos casos de insolvências registadas no primeiro trimestre, em que 66% eram microempresas. No que respeita aos PER, 46% dos pedidos foram de pequenas empresas e outros 21% vieram de empresas de média dimensão, indica a Cosec.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório