Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

IGCP "trabalha muito de perto" com agências para subir rating de Portugal

O presidente do IGCP afirmou hoje, no parlamento, que está "a trabalhar muito de perto" com as agências de 'rating' no sentido "de melhorar" a nota de Portugal" e garantir que os bancos portugueses se conseguem financiar no BCE.

IGCP "trabalha muito de perto" com agências para subir rating de Portugal
Notícias ao Minuto

12:58 - 02/04/14 por Lusa

Economia Moreira Rato

O deputado socialista João Galamba disse, na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, que, quando terminar o programa de resgate, "Portugal fica dependente de uma única agência de 'rating'", a canadiana DBRS, que é a única que, neste momento, atribui um 'rating' de investimento a Portugal.

Durante o programa de assistência financeira, o Banco Central Europeu (BCE) deixou de exigir 'rating' [avaliação] de investimento aos colaterais oferecidos pelos bancos portugueses para obter financiamento no BCE. No entanto, este 'tratamento especial' termina com o fim do programa.

"O que pode acontecer se essa agência canadiana decidir baixar em um nível [o 'rating' de Portugal]? No momento em que isso acontecer e se o BCE não der um novo 'waiver' [tratamento especial], os bancos portugueses entram de imediato em insolvência", lançou o deputado do PS, João Galamba.

Na resposta, Moreira Rato afirmou que isso "pode condicionar de alguma forma o apetite pela dívida portuguesa por parte de um dado grupo de investidores".

"Estamos conscientes desta questão do 'rating' e vamos continuar a trabalhar muito de perto para melhorar o 'rating' de Portugal", garantiu o presidente do IGCP, a agência que gere a dívida pública portuguesa.

João Moreira Rato disse que os investidores olham para a continuidade da consolidação orçamental e para as reformas estruturais do país para tomar as suas decisões de investimento.

"Tanto a consolidação das contas públicas como as reformas estruturais [são aspetos] a que os investidores dão muita importância. Os investidores dão muita importância a que [estes esforços] continuem e seguem muito de perto tudo o que se passa aqui", afirmou Moreira Rato, referindo ainda como fatores importantes o crescimento das exportações e a competitividade da economia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório