Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

Nove em cada dez empresas mantiveram ou melhoraram o 'rating' em 2017

Nove em cada dez empresas portuguesas com 'rating' ativo na base de dados da COSEC melhoraram ou mantiveram a sua avaliação, após o carregamento dos balanços de 2017, anunciou hoje a seguradora.

Nove em cada dez empresas mantiveram ou melhoraram o 'rating' em 2017
Notícias ao Minuto

17:10 - 10/12/18 por Lusa

Economia Cosec

Em comunicado, a COSEC -- Companhia de Seguro de Créditos afirma que "90% das 118 mil empresas nacionais com 'rating' ativo" na sua base de dados "mantiveram ou melhoraram o seu 'rating', após o carregamento dos seus balanços referentes a 2017".

A integração de 350 mil balanços de empresas, relativos a 2017, permitiu concluir que 78% das empresas mantiveram o seu 'rating', 12% melhoraram e 10% pioraram.

Por setor, os que apresentaram maior percentagem de melhoria foram máquinas e equipamentos (18,2%), metais (17,4%) e construção (16,7%).

No sentido contrário, os três setores com "maior degradação" foram equipamento de transporte (16,3%), computadores e telecomunicações (15%) e têxteis (14,8%).

"A COSEC tem vindo a aumentar a sua exposição no mercado interno. O montante de garantias concedidas aos segurados para cobertura das suas vendas a crédito atingiu no final do mês de outubro um valor de cerca de 7,3 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 8,7% face ao mesmo período do ano passado", lê-se no comunicado.

Por sua vez, a cobertura de garantias concedidas a importadores nacionais (6,5 mil milhões de euros) "representa um crescimento de 9% face ao mesmo período do ano passado, no âmbito da gestão de crédito efetuada para os segurados do grupo Euler Hermes", acionista da COSEC.

Para analisar os balanços em causa, a seguradora considerou os que foram depositados eletronicamente no Ministério da Justiça, através da Informação Empresarial Simplificada (IES).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório