Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Mais uma volta no carrossel? Conceição tem 'jogado xadrez' com centrais

Entre lesões, castigos e opções técnicas, foram já oito as duplas de centrais utilizadas desde o início da temporada - e até houve lugar a uma tripla. Ainda assim os dragões são a defesa menos batida do campeonato. Jogo da Liga dos Campeões com o Shakhtar Donetsk obrigará a nova mexida.

Mais uma volta no carrossel? Conceição tem 'jogado xadrez' com centrais
Notícias ao Minuto

08:03 - 12/12/23 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

O FC Porto está a apenas um empate de alcançar os oitavos de final da Liga dos Campeões. Na quarta-feira, os dragões recebem o Shakhtar Donetsk no Estádio do Dragão. Apesar de Sérgio Conceição ser adepto de não fazer muitas mexidas na equipa inicial - o onze do jogo ante o Casa Pia de uma boa resposta - a verdade é que, à semelhança de outras ocasiões esta temporada, o técnico terá de fazer nova alteração na dupla de centrais.

No encontro do passado domingo contra os gansos, Zé Pedro foi titular ao lado do capitão Pepe - e até se estreou a marcar pela equipa principal do azuis e brancos -, mas Sérgio Conceição não poderá contar com o jogador que habitualmente é utilizado na equipa B. É que o jogador, de 26 anos, não foi inscrito na Liga dos Campeões e, por isso, não poderá ser uma opção no duelo contra os ucranianos.

Esta não é a primeira vez na época que o técnico Sérgio Conceição precisa fazer mudanças no eixo da defesa. Entre lesões, castigos e opções técnicas, foram já oito as duplas de centrais utilizadas desde o início da temporada - e até houve lugar a uma tripla. Ainda assim, e como prova os dados, os portistas são a defesa menos batida no campeonato português - foram nove golos encaixados em 13 jornadas, menos um do que Benfica e Moreirense.

Duplas/Triplas de centrais utilizadas Número de utilizações
Pepe-Marcano 2
Fábio Cardoso-Marcano 3
Pepe-David Carmo 6
Fábio Cardoso-David Carmo 4
David Carmo-Zé Pedro 1
Fábio Cardoso-Zé Pedro 2
Fábio Cardoso-Pepe 2
Zé Pedro-Pepe 1
Pepe-David Carmo-Marcano 1

Até ao momento, Pepe e David Carmo foram os jogadores mais utilizados por Conceição no eixo defensivo esta temporada. Depois de uma fase inicial em que Pepe e Iván Marcano foram donos e senhores, a grave lesão do espanhol no jogo diante do Estrela da Amadora - e que contou com a única tripla de centrais esta época, o treinador do FC Porto foi obrigado à primeira reconstrução central.

À lesão de Marcano, juntou-se, posteriormente, a de Pepe. Sem duas das referências no eixo defensivo, o treinador do FC Porto optou pela dupla formada por Fábio Cardoso e David Carmo que se manteve mais ou menos consistente até à paragem para os jogos de seleções em outubro deste ano. No meio deste período, Zé Pedro foi utilizado na Taça de Portugal.

Finda a pausa de outubro, Sérgio Conceição voltou a desenhar nova dupla de centrais. Com Pepe recuperado da lesão, David Carmo juntou-se ao capitão de equipa no eixo defensivo. Foi um das duplas que se manteve mais tempo consecutivo no onze esta temporada. O jogo da Taça de Portugal com o Montalegre trouxe Fábio Cardoso de novo ao onze dos dragões até ao duelo com o Estoril na Taça da Liga.

A última partida diante do Casa Pia, como já se falou, juntou Pepe e Zé Pedro no centro da defesa portista. Sem o jogador, de 26 anos, Fábio Cardoso deverá voltar à equipa inicial ante o Shakhtar Donetsk, precisamente ao lado de Pepe.

Defesa-centrais  Minutos de utilização
David Carmo 1057
Pepe 1050
Fábio Cardoso 963
Zé Pedro 470
Marcano 459

Se olharmos para os jogadores mais utilizados por Sérgio Conceição no eixo defensivo esta temporada, verificamos que David Carmo é que tem merecido mais vezes a confiança do técnico dos azuis e brancos. Em todos os 12 jogos que já tem nas pernas, o ex-Sporting de Braga foi titular em todos eles, não tendo completado apenas duas partidas.

Na lista segue-se Pepe. O capitão do FC Porto também foi titular nos 12 jogos que realizou, mas leva menos minutos jogados do que o companheiro de equipa por ter sido substituído mais cedo do que David Carmo. Fábio Cardoso é o defesa-central com mais utilizações - 14 em todas as provas -, mas também aquele que mais vezes saltou do banco - foi suplente utilizado em três partidas e titular em 11.

A lista de defesa-centrais mais utilizados fecha com Zé Pedro e Marcano. Se o espanhol foi titular nos seis jogos que realizou até à lesão grave que sofreu na Reboleira, o central da equipa B apenas soma seis jogos pela formação principal - cinco como titular e um na condição de suplente utilizado no Clássico com o Benfica.

Segue-se agora o duelo com o Shakhtar Donetsk no Estádio do Dragão na próxima quarta-feira (20h00) e uma nova mexida no eixo defensivo. Resta agora saber quem merecerá a confiança de Conceição naquele que é o último jogo na fase de grupos da Champions.

Leia Também: Já se conhece o árbitro que vai dirigir o FC Porto-Shakhtar

Leia Também: Calculadora à mão? As contas das equipas lusas para a ronda europeia

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório