Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º

Calculadora à mão? As contas das equipas lusas para a ronda europeia

Benfica, Sporting de Braga, FC Porto e Sporting entram para a última jornada da fase de grupos das competições europeias. Leões são a única equipa com situação definida, estando previsto o regresso à Liga Europa em fevereiro do ano que vem.

Calculadora à mão? As contas das equipas lusas para a ronda europeia
Notícias ao Minuto

08:01 - 11/12/23 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Está aí a última jornada da fase de grupos das competições europeias. Benfica, Sporting de Braga, FC Porto e Sporting formam o quarteto de equipas portuguesas ainda presentes nas competições UEFA e todos eles têm oportunidade de por lá se manterem. Se os leões já sabem que continuam na Liga Europa, o mesmo não se aplica aos restantes rivais.

Comecemos por quem tem contas mais complicadas e precisa, por isso, de se agarrar à calculadora para se manter vivo nas provas internacionais. O Benfica já sabe que está fora da Liga dos Campeões, depois do empate (3-3) contra o Inter na Luz, a 29 de novembro, mas mantém viva a esperança de fazer companhia ao Sporting na Liga Europa e precisamente na mesma fase em que os leões vão estar. Contudo, não se espera tarefa fácil para os encarnados na Áustria.

É já esta terça-feira (20h00) que o Benfica vai a jogo na casa do RB Salzburgo e só uma vitória interessa à equipa de Roger Schmidt para continuar nas provas europeias. Mas não basta um triunfo qualquer, é preciso ter números específicos na viagem até à Áustria. Os lisboetas precisam de, pelo menos, anular os dois golos de desvantagem que averbaram diante dos austríacos na estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões para sonharem com o terceiro lugar no Grupo D e, posteriormente, a ida ao playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.

Em caso de triunfo por dois golos, o Benfica iguala o RB Salzburgo em pontos, e as duas equipas ficariam com o mesmo saldo entre golos marcados e sofridos, entrando como critério de desempate o maior número de golos marcados, com vantagem das águias. Um outro resultado que não a vitória atira o clube da Luz para fora da Europa.

Sporting de Braga vai até Itália

No mesmo dia em que o Benfica entra em campo na Áustria, o Sporting de Braga tem duelo em Itália com o Napoli para definir que será o segundo classificado do Grupo C, que seguirá para os 'oitavos' da prova. A equipa de Artur Jorge também se precisa de agarrar às contas, dado que necessita não só de vencer os italianos, como ter dois golos de diferença nesse resultado.

Uma vitória dos minhotos no Estádio Diego Armando Maradona, que, a acontecer, será algo que terá lugar pela primeira vez, faz com que o Sporting de Braga iguale os sete pontos da formação de Walter Mazzarri. Sempre que os transalpinos marcarem um golo, os minhotos vão ter de marcar mais um. Vale recordar que o Napoli está em vantagem no confronto direto, depois de ter vencido no Minho por 2-1.

O Sporting de Braga tem ainda em aberto a possibilidade de cair para a Liga Europa, e será para o playoff, tal como acontecerá com o Benfica, se lá chegar. Os minhotos, que têm quatro pontos em cinco rondas, precisam no mínimo de um empate para alcançar tal intento, isto se o Union Berlim (dois pontos) vencer em casa o já apurado Real Madrid.

Na pior das hipóteses, os bracarenses até podem ficar fora das provas europeias.

FC Porto joga em casa e tem caminho fácil

Dos três clubes portugueses ainda em prova na Liga dos Campeões, o FC Porto é o que tem o caminho menos sinuoso para tentar alcançar os oitavos de final da competição. Os azuis e brancos precisam apenas de um empate na receção de quarta-feira aos ucranianos do Shakhtar Donetsk para selar a qualificação.

Dragões e ucranianos estão empatados com os mesmos nove pontos no Grupo H, sendo que o FC Porto tem a vantagem de ter vencido o Shakhtar fora no primeiro jogo (3-1). Em caso de igualdade de pontos ao final desta sexta jornada, o confronto direto é o primeiro critério de desempate e aí sorri a equipa de Sérgio Conceição.

Ainda assim, é preciso frisar que os forasteiros vêm de uma reta final avassaladora nesta segunda metade da fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois de triunfos magros frente a Barcelona e Antuérpia, uma terceira vitória seguida no Estádio do Dragão atiraria os azuis e brancos para o playoff da Liga Europa, onde poderão encontrar Sporting, com presença já confirmada, Benfica e Sporting de Braga, ainda com futuro indefinido. Por outro lado, uma vitória portista 'desce' os ucranianos para a Liga Europa, já que o Antuérpia já sabe que está fora das provas europeias para o que resta da presente temporada desportiva.

Sporting com destino já selado na Europa

O Sporting é o único dos quatro clubes portugueses ainda nas provas europeias que já sabe qual será o próximo passo nas competições da UEFA. O amargo empate em casa da Atalanta na quinta jornada da fase de grupos da Liga Europa ditou que os leões não vão além do segundo ligar do grupo D, que dá acesso ao tal playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa e que acontece em fevereiro do próximo ano.

Sabendo de antemão que não poderão, eventualmente, defrontar Benfica, Sporting de Braga ou FC Porto se um deles terminar em terceiro lugar na fase de grupos da Liga Europa, os leões recebem quinta-feira em Alvalade o Sturm Graz que ainda tem uma palavra a dizer sobre a continuidade ou não nas provas europeias.

À entrada desta última ronda, os austríacos têm os mesmos quatro pontos que os polacos do Raków. A somar a isso tudo, as duas equipas estão empatadas no confronto direto (1-0 para cada lado). Espera-se, por isso, um Sturm Graz a fazer pela vida em Alvalade para ainda sonhar em ir para a Liga Conferência Europa.

Os austríacos terão de replicar no Estádio de Alvalade qualquer que for o resultado do Raków na receção à Atalanta. Isto é, se os polacos ganharem, os austríacos também terão de fazê-lo em Lisboa; se houver empate na Polónia, o Sturm Graz sabe que tem de, pelo menos, empatar com o Sporting. Em caso de derrota dos dois, será a equipa da Áustria a continuar na Europa.

Leia Também: Já se conhecem os árbitros do Salzburgo-Benfica e Napoli-Sp. Braga

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório