Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Taxa sobre internet leva a protesto de mais de dez mil húngaros

Mais de dez mil pessoas manifestaram-se hoje em Budapeste, capital da Hungria, contra os planos do governo para introduzir uma taxa sobre a utilização da internet, considerando-a uma "ideia retrógrada".

Taxa sobre internet leva a protesto de mais de dez mil húngaros
Notícias ao Minuto

06:08 - 27/10/14 por Lusa

Tech Budapeste

Gritando "Libertem a Hungria, libertem a Internet", a multidão desfilou até à sede do partido Fidesz, do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, tendo deixado teclados de computador usados junto aos portões.

Os manifestantes conseguiram partir algumas janelas do edifício e, segundo relatos da agência francesa AFP, o ambiente ficou tenso quando a polícia de choque rodeou a zona.

"Não vai haver nenhuma taxa de Internet, nós vamos impedi-lo", disse Balázs Gulyás, um dos organizadores do protesto. "Se a taxa não for anulada nas próximas 48 horas, estaremos de volta", adiantou, frisando que a medida "isolaria a Hungria do resto do mundo e poderia causar a perda de milhares de postos de trabalho".

O anúncio da taxa -- no valor de 150 forints (50 cêntimos) por cada gigabyte de dados transferidos -- foi feito esta semana pelo ministro da Economia, Mihaly Varga.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório