Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 25º

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Internet. Mas sabe como tudo começou?

Tudo começou com um projeto militar criado para ligar computadores de instituições de investigação nos EUA.

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Internet. Mas sabe como tudo começou?

Esta sexta-feira é o dia 17 de maio, uma data conhecida por se celebrar o Dia Mundial da Internet e que procura lembrar como foi criada uma das tecnologias de maior impacto no mundo moderno.

Tudo começou nos EUA com o Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET) no final dos anos 1960, um projeto desenvolvido pela agência governamental ARPA (hoje em dia conhecida como DARPA).

O projeto tinha como objetivo ligar os computadores de instituições de investigação fundadas pelo Pentágono com recurso a linhas telefónicas. O objetivo passava por criar um sistema de comunicações sem uma base, sede ou núcleo, uma necessidade criada pela Guerra Fria e pelo receio de um ataque exterior, partilhando informações ao longo de grandes distâncias. A ARPANET começou a funcionar oficialmente em 1969.

Foi posteriormente em 1973 que os engenheiros de software Vint Cerf e Bob Kahn criaram os standards TCP/IP, os quais se viriam a tornar essenciais para a próxima geração da Internet. Entraram em vigor no dia 1 de janeiro de 1983 e, desde então, várias melhorias têm sido conduzidas para tornar esta rede entre computadores um sistema descentralizado.

Foi, no entanto, com o desenvolvimento da World Wide Web nos anos 1990 por Tim Berners-Lee que a Internet se aproximou derradeiramente do modelo que conhecemos hoje em dia.

Foi a partir desta invenção que foi criado o primeiro motor de busca e plataformas como a Amazon, o eBay, o PayPal, a Google, o Facebook, o YouTube, o Twitter e tantas outras redes sociais que usamos no nosso quotidiano.

Leia Também: Segurança de menores leva UE a investigar Facebook e Instagram

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório