Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

São estas as principais "garantias" da coligação PSD/CDS

PSD e CDS deram a conhecer, esta tarde, a sua "carta de garantias" com que vão concorrer às eleições legislativas.

São estas as principais "garantias" da coligação PSD/CDS
Notícias ao Minuto

19:54 - 03/06/15 por Notícias ao Minuto

Política Programa

Já são conhecidas as linhas principais do programa eleitoral da coligação PSD/CDS. Os nove traços gerais do programa foram apresentados pelo vice-presidente do PSD, José Matos Correia, sob o olhar atento, na plateia, de Paulo Portas e Pedro Passos Coelho.

Os dois partidos revelam que as reformas na Segurança Social só acontecerão "por consenso e respeitarão a jurisprudência do Tribunal Constitucional" e que neste âmbito será lançado um programa ambicioso de redução da pobreza.

A coligação promete "repor gradualmente" os rendimentos dos funcionários públicos e eliminar a sobretaxa de IRS até 2019, e garante um Estado Social viável e com qualidade, assente num Serviço Nacional de Saúde (SNS) universal e geral que proporcione um médico de família a todos os portugueses.

A demografia, a qualificação das pessoas e a coesão do território são temas a que a coligação PSD/CDS promete dar grande relevância, caso permaneça no poder durante mais um mandato.

A coligação prevê um crescimento económico de 2% a 3% nos próximos quatro anos, com base numa legislatura assente na criação de emprego e na tentativa de baixar as taxas de desemprego, pelo menos, para a média europeia.

Outras das medidas estabelece que Portugal não voltará a depender de intervenções externas e não terá défices excessivos, além de alertar que será imposto um "limite à dívida pública".

Por fim, a coligação querer uma sociedade com maior autonomia e liberdade de escolha, que resultará num Estado mais justo e eficiente.

[Notícia atualizada às 20h17]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório