Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Deputados socialistas questionam ministra sobre dança "Baile dos Pretos"

Deputados socialistas questionaram hoje a ministra da Cultura se tem conhecimento de que o programa "7 maravilhas de Portugal", da RTP, tem entre os candidatos finalistas um que apresenta uma dança denominada "Baile dos pretos".

Deputados socialistas questionam ministra sobre dança "Baile dos Pretos"
Notícias ao Minuto

13:00 - 03/07/20 por Lusa

Política Cultura

Esta pergunta dirigida a Graça Fonseca, à qual a agência Lusa teve acesso, é subscrita pelos deputados do PS Hugo Oliveira, Joana Sá Pereira, Rosário Gamboa, Bruno Aragão, Susana Correia e Cláudia Santos.

Na dança, segundo os socialistas, participam "pessoas caucasianas que se pintam de negro e dançam ao som destas quadras: O preto é o rei dos matos; imperador dos macacos; não posso levar avante; pretinho andar de sapatos".

"Desconhecemos as razões que levaram à admissão por parte do programa de um evento cultural que é manifestamente desadequado e desajustado nos dias de hoje. O respeito pelas tradições não se pode sobrepor ao respeito que, enquanto cidadãos, temos por todas as pessoas na sua enriquecedora diversidade", alega-se na introdução da pergunta , que tem como primeiro subscritor Hugo Oliveira, deputado socialista eleito por Aveiro.

"Tem o Ministério da Cultura conhecimento de que o evento cultural Bailes do Corpo de Deus - Carvalhada, que inclui o referido Baile dos Pretos, foi selecionado como finalista regional do programa, que tem como televisão oficial a RTP? Quais os critérios que nortearam a admissão desta suposta manifestação cultural no referido programa?", questiona este grupo de deputados socialistas.

Os deputados do PS deixam ainda mais uma pergunta à ministra da Cultura: "Uma vez que a emissão televisiva apenas se inicia no próximo dia 06, não deveria o Ministério instar à reavaliação da participação desta suposta manifestação cultural no programa?".

Neste diploma, salienta-se, ainda, que este tipo de atos "normaliza hoje uma ideia de menorização, que deve estar completamente ultrapassada".

"Cremos que é missão pública de quem tem o dever de informar promover atividades, eventos e iniciativas que se pautem pelo respeito entre todos e combatam toda e qualquer prática discriminatória", acrescenta-se na pergunta dirigida à ministra da Cultura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório