Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Mercado medieval de Óbidos revive papel da mulher na Idade Média

A mulher vai estar em destaque no Mercado Medieval de Óbidos, que hoje abre portas na vila, e onde até ao dia 06 de agosto se revive o papel de rainhas e plebeias na Idade Média.

Mercado medieval de Óbidos revive papel da mulher na Idade Média
Notícias ao Minuto

07:20 - 13/07/17 por Lusa

País Agosto

Denominada "vila de rainhas", Óbidos aposta este ano num certame que, segundo o presidente da Câmara, Humberto Marques, "recria o papel da mulher na sociedade medieval e recorda as lendas e histórias que envolvem rainha, princesas e mulheres comuns, mouras ou cristãs".

Aberto ao público a partir da tarde de hoje, o Mercado Medieval de Óbidos vai decorrer até ao dia 6 de agosto, todas as semanas de quinta-feira a domingo, numa edição que "volta a apostar na cenografia e na animação" e assumindo-se como o certame "mais enraizado na comunidade e que envolve mais de mil pessoas de grupos e associações locais", divulgou o autarca à agência Lusa.

Mais de 30 grupos de animação na área da música, teatro, dança e recriação histórica participam no evento, que este ano levará à cena "mais espetáculos em palco" e em simultâneo "intensifica a deambulação pelo recinto e o horário da animação", sublinhou Humberto Marques.

A par com os torneios a pé e cavalo e os cortejos, o destaque da programação vai nesta edição para a realização de uma performance intitulada "O Rapto da Rainha", que acontecerá todos os domingos e que contará com a participação de grupos amadores locais de teatro do concelho de Óbidos.

Dado o certame ter como tema "Ser Mulher na Idade Média", Óbidos será ainda palco de duelos femininos nos torneios que se vão realizar.

Dezena e meia de tabernas e dois tascos asseguram a área da restauração no recinto onde o público terá ainda ao dispor produtos de 50 mercadores e artesãos, locais e estrangeiros, entre os quais marroquinaria do Norte de África.

Com um orçamento de 200 mil euros, o mesmo dos últimos anos, o evento mantém as entradas gratuitas até aos 11 anos, e o preço dos ingressos a 7 euros a partir dessa idade.

Aos sábados e domingos, entre as 10:00 e as 16:00, o preço desce para os 4 euros e durante todo o certame os trajados à época pagam apenas 5 euros, o mesmo valor do aluguer de traje, que pode ser feito na Casa do Pelourinho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório