Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Cravinho anuncia apoio suplementar de 1 milhão de euros para Gaza

"Este milhão suplementar vem em circunstâncias diferentes, em circunstâncias novas, na sequência de alguns países terem anunciado que vão congelar os seus apoios", referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros em Bruxelas. 

Cravinho anuncia apoio suplementar de 1 milhão de euros para Gaza
Notícias ao Minuto

17:35 - 02/02/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País João Gomes Cravinho

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, anunciou, esta sexta-feira, que Portugal vai fazer uma transferência suplementar de um milhão de euros para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA). 

"Este milhão suplementar vem em circunstâncias diferentes, em circunstâncias novas, na sequência de alguns países terem anunciado que vão congelar os seus apoios", referiu Cravinho em Bruxelas, depois de uma reunião com Philippe Lazzarini, responsável pela agência das Nações Unidas que apoia os refugiados palestinianos.

Recorde-se que a ONU despediu vários funcionários devido à suspeita de cumplicidade no ataque levado a cabo pelo Hamas em Israel a 7 de outubro. Vários países, incluindo Estados-membros da União Europeia (UE), anunciaram a suspensão das contribuições, por causa do caso. Apesar disso, o ministro dos Negócios Estrangeiros português garantiu que "estamos profundamente confiantes e satisfeitos com as explicações que nos foram dadas". 

"Pode ter acontecido, como pode acontecer em qualquer organização, haver pessoas que cometem crimes e têm atividades que não são corretas e isso não significa que a instituição como um todo deva ser condenada", defendeu João Gomes Cravinho. 

O ministro salientou a importância da UNRWA, referindo que está é "insubstituível". Gomes Cravinho garantiu ainda que Portugal vai fazer a sua parte que passa por "assegurar que a população palestiniana continua a receber apoio".

Portugal já tinha anunciado, no final do ano passado, o apoio de quatro milhões de euros para a população palestiniana. Segundo o ministro, a transferência já foi efetuada e "nas próximas semanas" será enviado o milhão complementar. 

[Notícia atualizada às 17h51]

Leia Também: Democrata defende "retoma imediata" do financiamento dos EUA à UNRWA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório