Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Novo aeroporto? "Governo decidiu e isto é absolutamente crucial"

Presidente da Câmara de Lisboa reagiu ao anúncio da localização do novo aeroporto de Lisboa.

Novo aeroporto? "Governo decidiu e isto é absolutamente crucial"
Notícias ao Minuto

12:22 - 15/05/24 por Notícias ao Minuto

País Carlos Moedas

Carlos Moedas considerou, esta quarta-feira, que a principal mensagem a  transmitir após o anúncio da nova localização do aeroporto de Lisboa é uma mensagem de agradecimento.

"O Governo decidiu e isto é absolutamente crucial", afirmou, corroborando em seguida daquilo que já havia afirmado José Sócrates no dia anterior:  em "30 dias o Governo decidiu" aquilo que "durante 8 anos com toda a inércia" não foi decidido e que era "fundamental para o futuro do país".

"[Quero] agradecer porque tomou a decisão", salientou o presidente da Câmara de Lisboa, dirigindo-se ao executivo de Luís Montenegro.

Carlos Moedas lembrou que esteve "sempre do lado desta decisão" uma vez que todos os estudos técnicos indicam que esta é a melhor solução, por isso considerou: "[O Governo] decidiu e decidiu bem sobre esta localização".

O autarca de Lisboa congratulou-se ainda com as obras que serão feitas no Aeroporto Humberto Delgado. "O atual aeroporto vive tempos muito difíceis no seu funcionamento e  não há nada pior para o ambiente do que um aeroporto congestionado que é o que tem acontecido", disse, lembrando que nos próximos dez anos este continuará a ser o principal aeroporto da capital.

Recorde-se que o Governo aprovou, na terça-feira, a construção do novo aeroporto da região de Lisboa em Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI), anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro. O Aeroporto Humberto Delgado vai manter-se e sofrer obras para funcionar com mais capacidade enquanto o novo aeroporto não estiver operacional, o que deverá acontecer daqui por uma década. 

O primeiro-ministro afirmou que o interesse nacional reclamava não apenas uma decisão sobre o futuro aeroporto, mas "a melhor decisão", considerando que o ano de avaliação pela CTI "foi imprescindível".

O Governo decidiu ainda batizar o novo aeroporto com o nome do poeta Luís de Camões.

Leia Também: "Governo fez em 30 dias o que anterior não foi capaz de fazer em 8 anos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório