Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

CIM Beira Baixa diz que Alcochete não favorece a coesão territorial

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), João Lobo, disse hoje que a escolha de Alcochete para construir o novo aeroporto não favorece a coesão territorial do país.

CIM Beira Baixa diz que Alcochete não favorece a coesão territorial
Notícias ao Minuto

12:53 - 15/05/24 por Lusa

País Aeroporto

Em declarações à agência Lusa, João Lobo considerou que a escolha de Santarém seria "um sinal diferenciador, de arrojo e de iniciativa".

O presidente da CIMBB afirmou que os municípios que integram o organismo "nada têm contra a Área Metropolitana de Lisboa", mas advogou que a localização do aeroporto em Santarém iria contribuir para um país mais desenvolvido, coeso, simétrico, para "a produção de riqueza nos territórios e para que eles se desenvolvam mais proximamente".

"A decisão de ter o aeroporto em Santarém favorecia o país relativamente à sua centralidade", acentuou João Lobo, para quem essa solução iria "favorecer uma coesão territorial do país".

O presidente da CIMBB acrescentou que, considerando os encargos financeiros, apesar dos terrenos serem públicos, Alcochete implica a construção de uma nova ponte e custos com a linha de alta velocidade, aspetos em que o Ribatejo apresenta vantagens, apontou.

"Relativamente a Santarém, e nos terrenos onde estava projetado, havia a condição de confluir quer na rede de autoestradas, quer na linha de comboios já existente", argumentou João Lobo.

Apesar de manter a posição anteriormente assumida, o responsável defendeu que, uma vez tomada a decisão, se avance para a concretização da infraestrutura.

"Havendo uma decisão, e tenho a expectativa de que seja definitiva. Não podemos estar mais 52 anos à espera do novo aeroporto", frisou.

A CIMBB e as comunidades intermunicipais das regiões de Leiria, de Coimbra e do Médio Tejo assumiram em junho do ano passado uma posição pública conjunta na defesa da escolha de Santarém, considerando esta a opção ideal.

A localização geográfica e a proximidade a importantes vias rodoviárias e ferroviárias foram alguns dos argumentos apresentados.

A CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou na terça-feira que o Governo aprovou a construção do novo aeroporto da região de Lisboa em Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI).

Leia Também: Transporte de passageiros nos aeroportos aumentou no 1.º trimestre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório