Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Dados do INE refletem "confiança crescente" dos doentes

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) considerou hoje que os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o atendimento no serviço de urgência refletem "a confiança crescente dos portugueses" nos hospitais privados.

Dados do INE refletem "confiança crescente" dos doentes
Notícias ao Minuto

20:13 - 04/04/14 por Lusa

País Privado

Segundo dados hoje divulgados pelo INE, o atendimento em serviço de urgência quase duplicou numa década nos hospitais privados, que registaram também um reforço do número de camas de internamento, ao contrário dos hospitais públicos.

Em comunicado, a APHP entende que tais dados são "sinónimo da confiança crescente dos portugueses no setor da hospitalização privada".

O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, Artur Osório Araújo, citado na nota, relaciona os resultados com a abertura de 30 novos hospitais e com as "boas práticas" e os "preços justos" praticados pelas unidades.

A APHP foi fundada em 1974 e reúne cem unidades de saúde privada.

Em 2002, de acordo com o INE, os hospitais privados efetuaram cerca de 460 mil atendimentos nos serviços de urgência e em 2012 esse número ultrapassou os 800 mil, correspondendo a 11,6% do total de atendimentos nos hospitais portugueses.

Em dez anos, o número de camas de internamento nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde baixou em três mil, enquanto os privados passaram a ter mais 1.400 camas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório