Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2021
Tempo
11º
MIN 9º MÁX 15º

Edição

Norte dispõe de 96 balcões SNS 24 para teleconsultas ou renovar medicação

A Junta de Freguesia de Guiães, Vila Real, abre sexta-feira um Balcão SNS 24 onde os utentes podem realizar teleconsultas ou renovar medicação, elevando para 96 as unidades em funcionamento na região Norte, foi hoje anunciado.

Norte dispõe de 96 balcões SNS 24 para teleconsultas ou renovar medicação
Notícias ao Minuto

18:41 - 28/10/21 por Lusa

País SNS 24

A Administração Regional de Saúde do Norte disse, em comunicado, que a região Norte "já conta com 96 Balcões SNS em funcionamento e ao dispor de quem necessitar de utilizar os serviços digitais e de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), de forma segura, eficiente e mais próxima".

O objetivo deste serviço é contribuir "para a promoção da inclusão digital e social" e visa também evitar deslocações e aglomerados nos centros de saúde.

Nos balcões SNS 24 os utentes podem marcar consultas, renovar medicação crónica, realizar uma teleconsulta ou consultar exames, entre outros serviços.

No concelho de Vila Real abre na sexta-feira um novo balcão na Junta de Freguesia de Guiães.

Neste concelho há já balcões a funcionar nas juntas de Mouçós e Lamares, Lordelo, Adoufe e Vilarinho da Sarmadã, Constantim e Vale Nogueiras e ainda Lamas de Olo.

Na área do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Marão -- Douro Norte, onde se insere Vila Real, há um total de 19 balcões SNS 24.

No Interior marcado pelo envelhecimento da população e onde há ainda sítios com falhas no acesso à Internet, as juntas fazem a ponte com os utentes, principalmente os mais idosos.

Segundo a ARS, esta é, precisamente, "mais uma porta de entrada para o SNS, para aqueles que têm pouca literacia digital, não têm acesso a equipamentos tecnológicos ou à Internet e a outros meios, condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS".

O Balcão SNS 24 é uma iniciativa que resulta da parceria entre a ARS Norte, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE), municípios, juntas de freguesia e os ACES.

Leia Também: Farmacêuticos do SNS adiam greve após reunião com secretário de Estado

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório