Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Japão: Lançamento de míssil norte-coreano é "provocação inaceitável"

O governo do Japão condenou hoje o lançamento de um míssil balístico de médio alcance pela Coreia do Norte e disse tratar-se de uma "provocação inaceitável", tanto para Tóquio como para a comunidade internacional.

Japão: Lançamento de míssil norte-coreano é "provocação inaceitável"
Notícias ao Minuto

07:24 - 31/05/16 por Lusa

Mundo Fumio Kishida

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Fumio Kishida, referiu-se assim, em conferência de imprensa, ao último lançamento de Pyongyang, alegadamente sem êxito, de um suposto míssil Musudan, de médio alcance, segundo o Ministério da Defesa sul-coreano.

Por sua vez, o ministro-porta-voz do executivo nipónico, Yoshihide Suga, afirmou que o lançamento efetuado hoje às 05:20 (21:20 de segunda-feira em Lisboa) "não apresenta nenhuma ameaça direta para a segurança do Japão".

Os governos do Japão e Coreia do Sul tinham advertido na véspera para a possibilidade do lançamento de um míssil Musudan, cujo alcance de até 4.000 quilómetros lhe permitiria colocar na mira a base dos Estados Unidos em Guam, no Pacífico.

"Mantemos a nossa coordenação estreita com os Estados Unidos e Coreia do Sul, e instamos a Coreia do Norte a evitar novas ações provocadores e a aceitar as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas", afirmou Suga em conferência de imprensa.

Em abril, a Coreia do Norte falhou três tentativas de lançamento de um Musudan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório