Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 21º

Prazo das negociações sobre nuclear iraniano estendido até 7 de julho

Teerão e as seis principais potências mundiais acordaram estender o prazo para concluir as negociações sobre do dossiê nuclear iraniano, previstas inicialmente para terminar na terça-feira, até ao próximo dia 07.

Prazo das negociações sobre nuclear iraniano estendido até 7 de julho
Notícias ao Minuto

06:23 - 01/07/15 por Lusa

Mundo Potência

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, que participou em conversações na terça-feira, em Viena, afirmou acreditar que um acordo para pôr fim a um impasse de 13 anos "está ao alcance" do Irão e o grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU -- EUA, Reino Unido, França, Rússia e China -- mais a Alemanha).

As conversações "progridem numa direção positiva. Restam ainda questões [por resolver], mas principalmente em relação a aspetos processuais mais do que técnicas", afirmou Sergei Lavrov à televisão russa, depois de um encontro com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

"Temos todas as razões para acreditar que os resultados estão ao nosso alcance", frisou o chefe da diplomacia russa.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou um tom menos conciliador na terça-feira, ao reiterar que não vai hesitar em virar as costas caso as condições previstas no acordo se revelem insatisfatórias.

Obama afirmou que Teerão tem que aceitar "um mecanismo de verificação forte e rigoroso" para que seja selado um acordo.

A maratona diplomática internacional -- de quase dois anos -- tem como objetivo assegurar pelo maior período de tempo possível que o programa nuclear iraniano tem unicamente fins civis, em troca do levantamento das sanções que estão a bloquear a economia da potência regional xiita de 78 milhões de habitantes.

As partes envolvidas no dossiê nuclear iraniano concordaram, como confirmado no fim de semana, em prolongar as negociações, para além do prazo inicialmente fixado de 30 de junho, mas não tinha sido definida uma nova.

Só na terça-feira, na sequência de um encontro, de quase duas horas, entre o chefe da diplomacia dos Estados Unidos e o seu homólogo iraniano, Mohammad Javad Zarif, é que o Departamento de Estado norte-americano revelou a extensão do prazo para um acordo.

Fonte do Departamento de Estado ressalvou, contudo, que tal não quer necessariamente dizer que as conversações se prolongam ou terminam no dia 07.

Um membro da delegação iraniana indicou que as negociações vão prosseguir, mas sem precisar uma nova data para o seu termo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório