Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 22º

Polícia entrega relatório sobre morte de Freddie Gray

A polícia de Baltimore entregou hoje o relatório sobre a morte do jovem afro-americano Freddie Gray ao Ministério Público do estado norte-americano de Maryland, que vai determinar se apresenta qualquer acusação contra os agentes envolvidos no incidente.

Polícia entrega relatório sobre morte de Freddie Gray
Notícias ao Minuto

19:46 - 30/04/15 por Lusa

Mundo Baltimore

"Queriam que atuássemos com urgência para ter resultados. Mas isso não significa que a investigação terminou. Se encontrarmos novas provas, vamos segui-las", explicou, numa conferência de imprensa, o chefe da polícia de Baltimore (leste dos Estados Unidos), Anthony Batts.

O relatório da força policial foi entregue um dia antes da data prevista.

"O caso continua aberto e vamos continuar a trabalhar sobre novas informações que possam surgir", precisou o subchefe da polícia, Kevin Davis, na mesma conferência de imprensa.

Freddie Gray, um jovem afro-americano de 25 anos, morreu a 19 de abril, uma semana depois da sua detenção, na sequência de lesões na coluna vertebral.

Violentos distúrbios ocorreram no dia do funeral do jovem, na passada segunda-feira, e as autoridades estaduais decretaram o estado de emergência e um recolher obrigatório.

Tanto os advogados da família de Freddie Gray como o Ministério Público de Maryland já advertiram, de forma a evitar uma possível frustração dos cidadãos, que o anúncio sobre as eventuais acusações contra os agentes da força policial de Baltimore não vai ser imediato.

Após a formulação das acusações, será um grande júri a determinar a imputação dos agentes, um processo que pode demorar meses.

O Ministério Público espera reunir mais provas sobre as circunstâncias da morte do jovem afro-americano.

Gray foi detido a 12 de abril quando, ao estabelecer contacto visual com agentes da polícia, começou a correr.

Os agentes detiveram Gray e encontraram uma navalha num dos bolsos das calças do jovem. Não se sabe, até à data, se os polícias suspeitavam que o jovem tinha uma arma branca antes do momento da sua detenção.

Já detido, o jovem foi transportado numa carrinha policial, onde terá sofrido uma lesão cervical, que acabou por determinar a sua morte uma semana depois. Seis agentes da polícia foram suspensos.

Freddie Gray transformou-se num novo símbolo, como já tinha acontecido com o adolescente afro-americano Michael Brown (morto a tiro por um polícia em Ferguson, Missouri) no verão de 2014, da violência policial e da atitude de desconfiança que existe entre as forças policiais e as minorias nos Estados Unidos.

Na quarta-feira à noite, várias cidades norte-americanas, nomeadamente Nova Iorque, foram cenário de protestos contra a violência policial exercida na população afro-americana. Em Nova Iorque, as autoridades detiveram mais de 100 pessoas durante os protestos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório