Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Estado Islâmico mostra fotografia de piloto jordano em cativeiro

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) publicou uma fotografia do piloto jordano Muaz Kasasbeh em cativeiro, depois de este ter sido preso pelos radicais na semana passada, no mais recente número da sua revista Dabiq, divulgada hoje na Internet.

Estado Islâmico mostra fotografia de piloto jordano em cativeiro
Notícias ao Minuto

09:00 - 30/12/14 por Lusa

Mundo Extremistas

Na imagem, Kasasbeh surge como uma túnica de cor laranja, semelhante à de outros sequestrados pelo EI, diante de um fundo negro.

O avião do piloto jordano despenhou-se no passado dia 24 na província síria de Al Raqa, quando participava nos bombardeamentos levados a cabo pela coligação internacional contra o EI.

A fotografia de Kasasbeh encabeça um artigo de propaganda da revista intitulado "A captura de um piloto cruzado", sob a forma de entrevista a Kasasbeh.

A organização extremista garantiu ter abatido a aeronave, numa informação desmentida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos que afirmou que se tratou de um acidente.

Na suposta entrevista a Kasasbeh, o EI oferece detalhes para sustentar a sua versão de que o avião foi abatido pelos seus sistemas de baterias antiaéreas.

No texto, citado pela agência Efe, o piloto é questionado sobre a forma de funcionamento das operações da coligação internacional contra o grupo jihadista e sobre os países que dela participam.

A "entrevista" termina a questionar o piloto sobre se sabe qual será o seu destino nas mãos do EI, ao que Kasasbeh responde: "Sim, vão matar-me".

O texto está ilustrado, além disso, com outras fotografias do refém no momento da sua captura e antes da mesma, com uma delas a mostrar o piloto no seu país, com outros soldados, a saudar o rei da Jordânia.

Segundo dados divulgados no domingo pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), a organização extremista executou 1.878 pessoas na Síria desde junho último, quando proclamou um califado na Síria e no Iraque.

Desde a declaração do califado, publica a revista Dabiq na Internet, onde fala da sua ideologia e dos acontecimentos no campo de batalha.

Esta edição é a sexta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório