Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Polícia desmantela acampamento pró-palestiniano em universidade de Chicago

A polícia começou hoje a desmantelar um acampamento pró-palestiniano na Universidade DePaul em Chicago, horas depois de o presidente desta instituição ter dito aos estudantes que ou deixariam o local ou seriam detidos.

Notícias ao Minuto

22:50 - 16/05/24 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Funcionários retiraram as tendas e o equipamento do campo estudantil, enquanto alguns manifestantes se concentravam do outro lado da rua.

Todos os que participaram no acampamento "partiram voluntariamente" quando a polícia chegou, logo pela manhã, afirmou Jon Hein, um dirigente da polícia local.

"Não houve confrontos e não houve resistência", afirmou aos jornalistas. "À medida que nos aproximámos, todos deixaram voluntariamente a área".

Hein referiu, no entanto, que dois jovens foram detidos fora do acampamento "por obstrução ao trânsito".

A decisão de esvaziar o campus ocorreu menos de uma semana depois que o presidente da universidade ter dito que a segurança pública estava em risco.

A universidade tinha afirmado no sábado que tinha chegado a "um impasse" com os que protestavam no local.

A maioria das cerimónias de formatura de DePaul terá lugar no fim de semana de 15 e 16 de junho.

Estudantes de várias universidades norte-americanas têm feito acampamentos semelhantes, pedindo às escolas para cortarem os laços com Israel devido à situação dos palestinianos em Gaza.

Muitos protestos têm levado a intervenção policial e segundo a Associated Press já foram detidos desde meados de abril mais de 2.900 pessoas.

Israel lançou uma operação militar na Faixa de Gaza na sequência dos ataques do Hamas de 07 de outubro de 2023, que causaram em território israelita cerca de 1.200 mortos e fizeram mais de 200 reféns.

A ofensiva militar israelita em Gaza causou até agora mais de 35.000 mortos, segundo as autoridades do território palestiniano.

Leia Também: Acampamento em Harvard levantado em troca de discussões sobre Palestina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório