Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 22º

Acampamento em Harvard levantado em troca de discussões sobre Palestina

Os organizadores de um acampamento de solidariedade com os palestinianos no 'campus' universitário de Harvard decidiram levantá-lo, de forma pacífica, depois de acordarem com a universidade a discussão de várias questões.

Notícias ao Minuto

23:48 - 14/05/24 por Lusa

Mundo Cambridge

O grupo estudantil Harvard Fora da Palestina Ocupada (Harvard Out of Occupied Palestine) disse, em comunicado, que a iniciativa tinha cumprido os objetivos.

O presidente interino da Universidade de Harvard, Alan Garber, concordou em discutir com os estudantes as questões que estes têm colocado.

O corte de relações com Israel e as empresas que mantêm negócios com este Estado em sido defendido em acampamentos similares montados em outros espaços universitários nos EUA.

Além de Garber, também a diretora da Faculdade de Artes e Ciências, Hopi Hoekstra, vai reunir com os estudantes para discutir o conflito no Médio Oriente.

Os estudantes adiantaram que também se vão reunir com outros dirigentes da universidade, como a Empresa de Gestão de Harvard, que controla o maior fundo académico, avaliado em cerca de 50 mil milhões de dólares.

Na declaração dos estudantes especificou-se que a agenda das discussões inclui a divulgação dos investimentos feitos, desinvestimentos e reinvestimentos e a criação de um Centro de Estudos Palestinianos.

Os estudantes adiantaram também que a Universidade ofereceu a retirada das suspensões aplicadas a mais de 20 estudantes e trabalhadores-estudantes e recuou ainda nas medidas punitivas dirigidas a cerca de outros 60.

"Desde o seu estabelecimento há três semanas, o acampamento alargou e aprofundou a organização da solidariedade com a Palestina na universidade", disse um porta-voz dos estudantes. Desde logo, particularizou, "mexeu o ponteiro sobre a divulgação dos investimentos feitos e o desinvestimento em Harvard".

Leia Também: Imagens. Protestos estudantis contra guerra nas universidades italianas

Recomendados para si

Campo obrigatório