Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Taiwan denuncia presença de dezenas de caças chineses perto da ilha

As autoridades de Taiwan detetaram 20 aviões militares chineses nas imediações da ilha desde o anoitecer de hoje (mais oito horas do que em Lisboa), anunciou o Ministério da Defesa taiwanês.

Taiwan denuncia presença de dezenas de caças chineses perto da ilha
Notícias ao Minuto

16:46 - 21/03/24 por Lusa

Mundo Taiwan/China

"Um total de 20 aviões (...) foram detetados hoje a partir das 19:30", declarou o ministério num comunicado, citado pela agência francesa AFP.

O Ministério da Defesa acrescentou que estava a acompanhar a situação.

No início do dia de hoje, o ministério já tinha comunicado ter detetado 32 caças chineses em torno de Taiwan, o segundo maior destacamento desde o início do ano.

Taiwan é governada de forma autónoma desde que o exército nacionalista chinês do Kuomintang se retirou para a ilha, em 1949, depois de ter sido derrotado pelas tropas comunistas na guerra civil.

Pequim reivindica a soberania sobre a ilha, que considera uma província da República Popular da China, e não exclui o recurso à força para a reunificação.

A questão de Taiwan é um dos principais pontos de fricção entre a China e os Estados Unidos, que são o principal fornecedor de armas a Taipé e se comprometeram a defender a ilha em caso de conflito.

Leia Também: China reitera 'linha vermelha' da independência de Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório