Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

Meloni diz que pressão migratória sobre Itália é "insustentável"

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, afirmou hoje que a pressão migratória sobre o seu país era "insustentável", devido à chegada quotidiana de milhares de migrantes, e pediu ajuda à União Europeia (UE).

Meloni diz que pressão migratória sobre Itália é "insustentável"
Notícias ao Minuto

22:18 - 15/09/23 por Lusa

Mundo Giorgia Meloni

"A pressão migratória que a Itália está a sofrer desde o início do ano é insustentável. Deve-se a uma conjuntura internacional difícil" em África, declarou a chefe do governo de coligação de direita e extrema-direita, em mensagem vídeo difundida pelos seus serviços.

Meloni reagia assim à situação na ilha de Lampedusa, situada a menos de 150 quilómetros do litoral tunisino, que representa uma das primeiras escalas dos migrantes que querem atravessar o Mediterrâneo para chegar à Europa.

Nos últimos dias chegou a Lampedusa a maior parte dos 11 mil migrantes que alcançaram território italiano desde segunda-feira, segundo o Ministério do Interior, o que saturou o centro de acolhimento da Cruz Vermelha Italiana, que tem capacidade de 400 lugares.

Meloni disse também que "dezenas de milhões de pessoas" em África podem querer sair dos seus países, devido a golpes de Estado ou à fome, considerando "evidente que a Itália e a Europa não podem acolher esta massa enorme" de migrantes.

Meloni voltou a apelar à UE para que reaja rápida e resolutamente.

Em concreto, escreveu à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para a convidar a ir a Lampedusa e ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, para que este coloque o tema das migrações na ordem de trabalhos da cimeira prevista para outubro.

Leia Também: Meloni rejeita que migrações cubram risco de colapso demográfico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório