Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 21º

Alto representante anula lei que não reconhece decisões do TC na Bósnia

O alto representante internacional para a Bósnia-Herzegovina, Christian Schmidt, anulou hoje uma recente lei, que não reconhece as decisões do Tribunal Constitucional da Bósnia.

Alto representante anula lei que não reconhece decisões do TC na Bósnia
Notícias ao Minuto

17:14 - 01/07/23 por Lusa

Mundo Bósnia

O veto legal ao Tribunal Constitucional da Bósnia-Herzegovina foi impulsionado pelo presidente da Republika Srpska (RS), o nacionalista Milorad Dodik, e aprovada por 56 dos 65 deputados do parlamento da entidade sérvia.

Esta semana, o alto representante internacional para a Bósnia-Herzegovina já tinha classificado a aprovação da lei como "um ataque à ordem constitucional".

"Estas decisões são ilegais. Dodik é o principal responsável por isso", sublinhou, em comunicado.

Em simultâneo, o alto representante, Christian Schmidt, pediu à entidade sérvia para respeitar a ordem constitucional e legal da Bósnia-Herzegovina estabelecida no acordo de Dayton de finais de 1995.

No dia 21 de junho, a RS também tinha aprovado uma lei, que tornava inaplicáveis as decisões tomadas pelo alto representante internacional, o que foi hoje igualmente revertido.

Schmidt foi designado em julho de 2021 pelo Conselho de Segurança da ONU, mas com os votos contra da Rússia e da China, sendo por esse motivo considerado ilegítimo pelas autoridades sérvias bósnias.

A ex-república jugoslava continua a confrontar-se com as ambições secessionistas dos sérvios bósnios e uma crescente fratura e afastamento entre os nacionalistas bosníacos muçulmanos e croatas católicos.

Os partidos nacionalistas continuam a dirigir as respetivas entidades, num cenário de divisões étnicas.

Em 02 de outubro passado foram eleitos os parlamentos das duas entidades, o presidente da RS e as assembleias dos 10 cantões da Federação partilhados entre bosníacos e croatas.

Leia Também: Sérvios bósnios acusados de "ataque à ordem constitucional"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório