Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

Força Aérea do Canadá partilha imagens das buscas pelo Titan

A reserva de oxigénio está a esgotar-se - pelas 12h08 desta quinta-feira (hora de Lisboa) - para encontrar o Titan.

Notícias ao Minuto

08:31 - 22/06/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Titan

A Força Aérea canadiana partilhou, na quarta-feira, imagens de um voo do avião militar CP-140 Aurora, que está envolvido nas buscas pelo Titan.

A aeronave "está a fornecer recursos para as buscas de superfície e deteção acústica de objetos subaquáticos".

O mundo (continua) de olhos postos em todos os desenvolvimentos das buscas pelo submarino que desapareceu com cinco pessoas a bordo, quando seguia a caminho dos destroços do Titanic, no Oceano Atlântico.

De recordar que a comunicação com o submersível perdeu-se 45 minutos após o início do mergulho, no domingo à noite (hora local), disse a empresa OceanGate Expeditions, proprietária da embarcação e organizadora das viagens aos destroços do Titanic.

Os restos do Titanic - que afundou após colidir com um iceberg, em 1912 - estão a uma profundidade de cerca de 3.800 metros e a uma distância de aproximadamente 640 quilómetros a sul da ilha canadiana de Newfoundland.

A comunicação perdeu-se quando a embarcação estava a cerca de 700 quilómetros a sul de São João da Terra Nova, segundo o Centro de Coordenação de Salvamento Conjunto do Canadá.

O submersível tinha uma reserva de oxigénio de 96 horas quando se fez ao mar, o que transforma a operação num contrarrelógio. O tempo está a esgotar-se - pelas 12h08 desta quinta-feira (hora de Lisboa) - para encontrar o Titan.

Recorde aqui a cronologia dos acontecimentos relacionados com o submarino desaparecido.

Leia Também: AO MINUTO: Maior medo de CEO era ficar preso; Oxigénio acaba às 12h08

Recomendados para si

;
Campo obrigatório