Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

"Estamos a trabalhar numa série de iniciativas em relação a África"

O governo italiano vai apresentar no outono um plano para África com o nome do fundador da Eni, Enrico Mattei, anunciou a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, em Adis Abeba, numa visita de dois dias à Etiópia.

"Estamos a trabalhar numa série de iniciativas em relação a África"
Notícias ao Minuto

21:46 - 14/04/23 por Lusa

Mundo Giorgia Meloni

"Estamos a trabalhar numa série de iniciativas em relação a África", disse aos jornalistas a governante italiana ao chegar ao hotel, precisando que o próximo encontro intergovernamental Itália-África, que ocorre em cada dois anos, será no outono, podendo ser a ocasião para apresentar o plano Mattei.

Itália, que abriga 823.000 refugiados e 4,2 milhões de deslocados internos, considera a "estabilidade e integridade" da Etiópia uma prioridade de interesse nacional devido à sua posição na rota migratória do nordeste Africano para o Norte de África e Europa.

"Entretanto estamos a trabalhar em cooperação com os países africanos porque não se pode pensar que se conhecem as melhores soluções sem dialogar com aqueles que estão diretamente envolvidos", disse Giorgia Meloni.

A governante tem apelado à Europa para aumentar a ajuda e desenvolver uma cooperação mais forte com África como parte de uma estratégia para reduzir o número de migrantes que procuram atravessar o Mediterrâneo.

A agenda em Adis Abeba prevê reuniões com o primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed, que esteve em Roma em fevereiro, e o presidente da Comissão da União Africana (AUC), Moussa Faki Mahamat.

A crise humanitária e o conflito na vizinha Somália deverão ser tema de uma reunião bilateral com o presidente somali Hassan Sheikh Mohamud e de uma reunião separada com representantes etíopes e somalis no sábado.

Antes de partir, Giorgia Meloni vai visitar a maior escola italiana fora do país com aproximadamente 900 alunos, a Galileo Galilei na capital etíope.

Leia Também: Governo italiano decreta estado de emergência para facilitar deportações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório