Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Naufrágio de ferry no Bangladesh fez pelo menos 22 mortos

O número de mortos na sequência do naufrágio de um 'ferry' no Bangladesh, subiu para 22, depois de mergulhadores terem resgatado mais dez corpos, informaram hoje as autoridades.

Naufrágio de ferry no Bangladesh fez pelo menos 22 mortos
Notícias ao Minuto

06:25 - 16/05/14 por Lusa

Mundo Daca

O MV Miraz, que transportava até 200 passageiros, afundou-se no rio Meghna, no distrito de Munshiganj, a cerca de 50 quilómetros a sul da capital, Daca.

A primeira tentativa para trazer o barco à superfície falhou, comunicaram as autoridades, acrescentando que se procura atualmente arrastar o 'ferry', que se encontra a 17 metros de profundidade, até à costa, com a ajuda de duas embarcações.

O chefe da autoridade de transportes marítimos, Shamsuddoha Khandaker, disse à agência AFP temer que o número de vítimas mortais venha a aumentar, indicando que até 40 pessoas nadaram até à costa ou foram resgatadas por barcos que pescavam no local depois de o 'ferry' se ter começado a afundar.

Do universo de 22 vítimas mortais, 12 são mulheres e crianças, detalhou o mesmo responsável.

O chefe da polícia local, Ferdous Ahmed, confirmou o balanço.

A embarcação fazia a ligação entre o distrito de Shariatpur no sul e Daca, quando se afundou.

O número exato de passageiros do 'ferry' continua, porém, por determinar, dado que no Bangladesh não são mantidas listas de passageiros e, muitas vezes, são transportadas mais pessoas do que o limite permitido.

As autoridades inicialmente apontaram que 350 pessoas poderiam estar a bordo do 'ferry' que se voltou na quinta-feira, mas Khandaker diz que o número é inferior.

Foi ordenada a abertura de um inquérito ao acidente, ocorrido na quinta-feira, para apurar se o barco transportava mais do que a sua capacidade ou se existiam falhas estruturais.

Os acidentes de 'ferry' são comuns no Bangladesh, país atravessado por mais de 230 rios.

Tempestades, conhecidas localmente como 'kalboishakhi', atingem frequentemente o país, antes do início do verão e antes da época das monções, que habitualmente começa na primeira semana de junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório