Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 21º

"García Marquez, imprescindível e espelho da alma latino-americana"

O primeiro-ministro de Espanha, Mariano Rajoy, lamentou hoje a morte do escritor Gabriel García Marquez, classificando-o como autor "imprescindível e mais universal da literatura em espanhol da segunda metade do século XX".

"García Marquez, imprescindível e espelho da alma latino-americana"
Notícias ao Minuto

11:35 - 18/04/14 por Lusa

Mundo Rajoy

De acordo com informação oficial do governo, Rajoy enviou uma mensagem ao embaixador da Colômbia em Espanha, pedindo que transmitisse à família de García Marquez e a todos os colombianos "o mais sentido pêsame" do Executivo e povo espanhol, assim como o afeto e admiração pelo Nobel da Literatura.

Para Mariano Rajoy, García Marquez contribuiu "decisivamente" para colocar a América Latina e a literatura em espanhol na vanguarda das letras e da cultura.

A sua obra, "espelho da alma latino-americana e do hispanismo", deu lugar a "uma linguagem universal que influenciou várias gerações de escritores de todas as línguas e em literaturas distantes", comentou Rajoy.

García Marquez morreu na quinta-feira na Cidade do México, aos 87 anos.

O autor de "Cem anos de solidão" foi distinguido com o Nobel da Literatura, em 1982, e não publicava desde 2010, quando foi dado à estampa "Yo no vengo a decir un discurso" ("Eu não venho dizer um discurso").

Recomendados para si

;
Campo obrigatório