Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 25º

Perdoar soldados britânicos? Sem "qualquer fundamento", diz separatista

Os britânicos Shaun Pinner e Aiden Aslin e o marroquino Brahim Saadoun foram acusados de “participarem em combates como mercenários” e condenados à pena de morte.

Perdoar soldados britânicos? Sem "qualquer fundamento", diz separatista

O líder pró-russo da região separatista de Donetsk, Denis Pushilin, considerou, este domingo, que não há "fundamentos" ou “pré-requisitos” para perdoar os dois militares britânicos condenados à pena de morte por lutarem ao lado das tropas ucranianas na cidade portuária de Mariupol.

“Não vejo qualquer fundamento, pré-requisitos, para eu tomar tal decisão sobre um perdão”, afirmou o líder separatista, Denis Pushilin, citado pela agência de notícias Reuters. 

Os britânicos Shaun Pinner e Aiden Aslin e o marroquino Brahim Saadoun foram acusados de “participarem em combates como mercenários” e condenados à pena de morte pelo Supremo Tribunal da autoproclamada república de Donetsk, na passada quinta-feira. 

Os dois britânicos viviam na Ucrânia quando a guerra eclodiu e foram detidos em abril pelas forças russas enquanto defendiam Mariupol. Ambos residiam na Ucrânia desde 2018 e Aslin, de 28 anos, tem dupla nacionalidade, enquanto Pinner, de 48, se casou com uma ucraniana.

A decisão tem sido condenada pela comunidade internacional e o Reino Unido já considerou o julgamento “fraudulento”, uma vez que os britânicos já eram militares antes do início da invasão e, por isso, deviam estar protegidos pelos acordos da Convenção de Genebra

Já as autoridades separatistas consideraram que se tratam de “crimes graves” e deram um mês aos soldados para recorrer da decisão. 

Assinala-se, este sábado, o 108.º dia da invasão russa da Ucrânia. Segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que o número real pode ser mais elevado, pelo menos 4.200 civis morreram no conflito.

Leia Também: AO MINUTO: Nova ponte destruída em Severodonetsk; Ataque em Chortkiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório