Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 25º

Semana deverá arrancar com chuva, mas não guarde já a toalha de praia

A melhoria do estado do tempo deverá ocorrer a partir de quinta-feira, na generalidade do território nacional.

Semana deverá arrancar com chuva, mas não guarde já a toalha de praia
Notícias ao Minuto

16:20 - 15/06/24 por Notícias ao Minuto

País Meteorologia

Marcou férias para a semana de 17 a 23 de junho? Os primeiros dias deverão ser chuvosos, mas não desespere. É que, segundo a previsão do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), espera-se uma subida gradual das temperaturas a partir de quinta-feira, sem sinais de precipitação na generalidade do território nacional.

“No início da próxima semana, estaremos sob a influência de uma nova região depressionária, com expressão em altitude, que trará precipitação mais intensa e frequente a norte do sistema montanhoso Montejunto Estrela, em especial na região do Minho e Douro Litoral nos dias 17 a 19”, esclareceu o organismo, num comunicado divulgado na sexta-feira.

Ainda assim, na região sul, a precipitação será em geral fraca e pouco frequente nos dias 18 e 19, segundo a mesma nota.

Além disso, o vento predominará “do quadrante oeste, soprando por vezes moderado a forte nestes dias”.

Já a partir de dia 20, quinta-feira, é esperada “uma melhoria gradual das condições meteorológicas, com menor probabilidade de ocorrência de precipitação (inferior a 35%) e no geral uma diminuição da intensidade do vento”.

No que diz respeito à temperatura, prevê-se uma subida gradual a partir de dia 20, de tal forma que “as máximas deverão variar aproximadamente entre 14 e 35°C e as mínimas entre 7 e 18°C”.

Contudo, o IPMA salientou que “os valores da temperatura média do ar, em especial da máxima, situam-se ainda abaixo do normal para época do ano, praticamente até ao final da próxima semana”.

Leia Também: Vai ao Rock in Rio este fim de semana? Fique a par da previsão do tempo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório