Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 25º

FakeUpdates foi 'malware' que dominou em maio. Qual o setor mais afetado?

O 'malware' conhecido como FakeUpdates teve um impacto maior do que 8% por cá, e superior ao registado mundialmente em maio.

FakeUpdates foi 'malware' que dominou em maio. Qual o setor mais afetado?
Notícias ao Minuto

08:14 - 16/06/24 por Notícias ao Minuto

Tech Malware

O 'malware' que mais afetou Portugal em maio continuou a ser o FakeUpdates, mantendo-se este na liderança, com um impacto de 8,38% nas organizações.

De acordo com uma análise enviada ao Notícias ao Minuto pela Check Point, o setor mais afetado por este 'software' destinado a causar danos nos computadores foi, mais uma vez, o setor da saúde.

A nível mundial, o FakeUpdates, também conhecido por SocGholish, é um downloader escrito em JavaScript. "Grava os payloads no disco antes de os lançar. O FakeUpdates levou a um maior envolvimento através de muitos malwares adicionais, incluindo GootLoader, Dridex, NetSupport, DoppelPaymer e AZORult", detalham os responsáveis na mesma nota.

A nível mundial, este 'malware' teve um impacto de 7% nas organizações no mês passado.

Segundo a nota, depois do setor da saúde, que também já em abril tinha sido o mais ‘atacado’, na mira deste ‘malware’ estiveram também os setores da educação e da investigação e, em terceiro lugar, o das telecomunicações.

Portugal não segue a tendência a nível mundial, dado que nesta onda foram os setores da educação e investigação que foram mais afetados. A nível global, em segundo lugar surgem os setores da administração pública e defesa e em terceiro o das telecomunicações.

Leia Também: Londres. Hospitais cancelam cirurgias oncológicas após ciberataque russo

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório